Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/60124
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Olhar sobre a pós-graduação: ansiedade e autoeficácia nos cursos Stricto Sensu de ciências contábeis |
Other Titles: | A look at graduate studies: anxiety and self-efficacy in accounting sciences programs |
Authors: | Weverton Eugênio Coelho Eduardo Mendes Nascimento Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Edgard Bruno Cornacchione Junior |
Abstract: | Objetivo: O objetivo geral deste estudo foi buscar evidências que permitissem analisar como ocorre a relação entre as variáveis ansiedade e autoeficácia entre os estudantes dos cursos stricto sensu de Ciências Contábeis.Método: Foi realizado um Survey interseccional com a utilização da Escala de Autoeficácia Geral Percebida e o State-Trait Anxiety Inventory (IDATE) em uma amostra composta por 322 estudantes de todos os programas stricto sensu de Ciências Contábeis do Brasil. A análise foi quantitativa, com o emprego de testes estatísticos correlacionais.Resultados: Constatou-se que a percepção de autoeficácia influencia no desempenho dos discentes, embora não haja distinção no nível de autoeficácia entre os gêneros, o que demonstra que a percepção de autoeficácia independe do gênero. Os resultados também mostraram que a ansiedade dos estudantes está correlacionada negativa e significativamente com a autoeficácia. Por fim, os discentes da pós-graduação stricto sensu do gênero feminino apresentam escores de ansiedade estatisticamente maiores do que os discentes do gênero masculino.Contribuições: A contribuição do estudo está em evidenciar essas variáveis e o papel da autoeficácia como ferramenta moderadora da ansiedade. Tais informações podem colaborar para que se delineiem estratégias de intervenção que maximizem o potencial acadêmico, científico e profissional dos cursos stricto sensu de Ciências Contábeis. |
Abstract: | Objective: This study’s general objective was to seek evidence and analyze the relationship between anxiety and self-efficacy among students attending graduate programs in Accounting Sciences. Method: An intersectional survey was performed using the General Self-Efficacy Scale and the State-Trait Anxiety Inventory (IDATE) in a sample comprising 322 students attending any degree-granting Accounting Sciences program in Brazil. A quantitative approach was used to analyze data using correlational statistical tests.Results: Perceived self-efficacy influences the students’ performance, though no distinction was found in self-efficacy levels between genders; hence, perceived self-efficacy is independent of gender. The results also show that the students’ anxiety levels are negatively and significantly correlated with self-efficacy. Finally, female graduate students scored significantly higher in anxiety than male students.Contributions: This study’s contribution lies in presenting these variables and the role of self-efficacy as a tool for moderating anxiety. This information can collaborate to design intervention strategies to maximize the academic, scientific, and professional potential of Accounting Sciences graduate programs. |
Subject: | Autoeficácia Ansiedade Pós-graduação Ciências contábeis |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.17524/repec.v16i2.2536 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60124 |
Issue Date: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.repec.org.br/repec/article/view/2536 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Olhar sobre a pós-graduação_ ansiedade e autoeficácia nos cursos Stricto Sensu de ciências contábeis.pdf | 715.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.