Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Natália Guimarães Duarte Sátyropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4329421622864014pt_BR
dc.contributor.referee1Teresa Cristina de Souza Cardoso Valept_BR
dc.creatorManoel Barbosa Nerespt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T11:28:47Z-
dc.date.available2023-10-31T11:28:47Z-
dc.date.issued2010-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60297-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de realizar uma reflexão sobre os principais paradigmas que fundamentam o os processos de ensino-aprendizagem e o relacionamento desses com a democracia participativa. Busca fazer um levantamento do que existe como fundamento da prática educacional e comprando diversas abordagens, tais como o paradigma tradicional, o histórico-crítico, o paradigma da complexidade e o educativo popular. Aborda a gestão escolar, buscando também os fundamentos de tal prática, atentando para os efeitos positivos de uma gestão educativa na produção de participação social. Por fim, é construído o diálogo desses paradigmas com a democracia participativa objetivando, principalmente, evidenciar quais fundamentos estão diretamente relacionados com esta. Tem-se assim uma aproximação da democracia participativa com a educação, mas não com qualquer tipo de educação. Democracia participativa está relacionada a uma forma especial de desenvolver o processo de ensino: aquele que envolve todas as dimensões pessoais e facilita a atuação coletiva de todos os atores do processo educativo; não havendo ninguém que seja ativo ou passivo unicamente, mas sim todos ensinam e aprendem, interferem e que se deixam influenciar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocracia participativapt_BR
dc.subjectParadigmas educacionaispt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subject.otherDemocraciapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherParticipaçãopt_BR
dc.titleParadigmas educativos e democracia participativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Democ. Part., Repúb. e Mov. Sociais EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paradigmas educativos e democracia participativa.pdf821.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.