Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/60297
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Natália Guimarães Duarte Sátyro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4329421622864014 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale | pt_BR |
dc.creator | Manoel Barbosa Neres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T11:28:47Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T11:28:47Z | - |
dc.date.issued | 2010-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/60297 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo de realizar uma reflexão sobre os principais paradigmas que fundamentam o os processos de ensino-aprendizagem e o relacionamento desses com a democracia participativa. Busca fazer um levantamento do que existe como fundamento da prática educacional e comprando diversas abordagens, tais como o paradigma tradicional, o histórico-crítico, o paradigma da complexidade e o educativo popular. Aborda a gestão escolar, buscando também os fundamentos de tal prática, atentando para os efeitos positivos de uma gestão educativa na produção de participação social. Por fim, é construído o diálogo desses paradigmas com a democracia participativa objetivando, principalmente, evidenciar quais fundamentos estão diretamente relacionados com esta. Tem-se assim uma aproximação da democracia participativa com a educação, mas não com qualquer tipo de educação. Democracia participativa está relacionada a uma forma especial de desenvolver o processo de ensino: aquele que envolve todas as dimensões pessoais e facilita a atuação coletiva de todos os atores do processo educativo; não havendo ninguém que seja ativo ou passivo unicamente, mas sim todos ensinam e aprendem, interferem e que se deixam influenciar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Democracia participativa | pt_BR |
dc.subject | Paradigmas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject.other | Democracia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Participação | pt_BR |
dc.title | Paradigmas educativos e democracia participativa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Democ. Part., Repúb. e Mov. Sociais EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
paradigmas educativos e democracia participativa.pdf | 821.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.