Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60318
Tipo: Tese
Título: O que os doadores de campanha ganham? : o financiamento privado e os contratos públicos nos estados brasileiros
Autor(es): Barbara Salatiel Borges
Primeiro Orientador: Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos
Primeiro Coorientador: Denisson da Silva Santos
Primeiro membro da banca : Dalson Britto Figueiredo Filho
Segundo membro da banca: Lucio Remuzat Rennó Junior
Terceiro membro da banca: Wagner Pralon Mancuso
Quarto membro da banca: Pablo Silva Cesário
Resumo: Esta tese investiga se doadores que financiam candidatos eleitos, na esfera estadual, extraem benefícios da doação em valores contratuais. Ao fazer isso, pretende-se contribuir com a literatura especializada sobre dinheiro, política e democracia, tendo como pano de fundo o dilema de que recursos econômicos podem desequilibrar a relação com o governo e sobrerepresentar interesses organizados. Mas, por outro lado, doar dinheiro para causas políticas favoritas é uma forma de participação política e, portanto, é aceitável em regimes democráticos. Também, partidos e candidatos precisam de recursos para se conectar com os eleitores, divulgar suas posições políticas e oferecer-lhes escolhas informadas. Para cumprir esta tarefa, foi mobilizado um conjunto de dados das eleições de 2010 e 2014, além de informações sobre os contratos celebrados entre os governos de oito estados e o particular contratado. Metodologicamente, o trabalho combina estatística descritiva e a estratégia de identificação diferença-em-diferenças para testar a hipótese causal de que o financiamento privado de campanha se reverte em atuação favorável por parte dos governadores e deputados estaduais que receberam tais contribuições. Meus resultados mostram que empresas que estabelecem vínculo com políticos eleitos não recebem contratos mais vultosos comparado às empresas que financiam derrotados. Esse achado põe em xeque a visão corrente do financiamento empresarial como investimento rentável. Dito isso, o financiamento de campanha pode até ser recompensado por políticos, provocando o viés na contratação pública. Todavia, dada a insignificância estatística em grande parte dos resultados, esse volume de recompensas seria muito pequeno comparado ao volume total de contratos firmados com os governos estaduais. Entre outras contribuições, debate-se os possíveis impactos da nova regulamentação do financiamento que alijou as empresas do jogo eleitoral sobre a interferência do poder econômico no sistema político, no geral, e sobre o arranjo de recompensas entre políticos e doadores, no particular.
Abstract: The purpose of this thesis is to determine if donors who support elected politicians at the state level get contractual advantages from their contributions. It is meant to add to the specialist literature on wealth, politics, and democracy by examining the issue that economic resources might destabilize the relationship between the government and organized interests by overrepresenting structured interests. On the other hand, contributing financially to one's preferred political causes constitutes political involvement and is therefore allowed under democratic regimes. Additionally, parties and candidates need resources to engage voters, advertise their political viewpoints, and educate them about their options. To complete this project, statistics from the 2010 and 2014 elections were analyzed, as well as contract information between the governments of eight states and the contracted person. The study uses descriptive statistics and a difference-in-differences identification technique to examine the causal hypothesis that private campaign funding results in more favorable behavior by state governors and lawmakers who receive such donations. My results show that companies that establish links with elected politicians do not receive bigger contracts compared to companies that finance the ones that are defeated. This conclusion puts into question the current situation of business financing as a profitable investment. Therefore, campaign funding could be rewarded by politicians, causing public purchases to be biased. However, due to the insignificance of most of the results, this volume of rewards would be very small compared to the volume of contracts signed with the state. It also discusses the likely consequences of the new financial regulation which excluded corporations from the electoral system on economic power's meddling in the political system in general, and on the arrangement of incentives between politicians and contributors in particular.
Assunto: Ciência politica - Teses
Eleições - Teses
Contratos administrativos - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60318
Data do documento: 17-Dez-2021
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