Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2653461047567152pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Denisson da Silva Santospt_BR
dc.contributor.referee1Dalson Britto Figueiredo Filhopt_BR
dc.contributor.referee2Lucio Remuzat Rennó Juniorpt_BR
dc.contributor.referee3Wagner Pralon Mancusopt_BR
dc.contributor.referee4Pablo Silva Cesáriopt_BR
dc.creatorBarbara Salatiel Borgespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8288914076501427pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T13:37:24Z-
dc.date.available2023-10-31T13:37:24Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60318-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to determine if donors who support elected politicians at the state level get contractual advantages from their contributions. It is meant to add to the specialist literature on wealth, politics, and democracy by examining the issue that economic resources might destabilize the relationship between the government and organized interests by overrepresenting structured interests. On the other hand, contributing financially to one's preferred political causes constitutes political involvement and is therefore allowed under democratic regimes. Additionally, parties and candidates need resources to engage voters, advertise their political viewpoints, and educate them about their options. To complete this project, statistics from the 2010 and 2014 elections were analyzed, as well as contract information between the governments of eight states and the contracted person. The study uses descriptive statistics and a difference-in-differences identification technique to examine the causal hypothesis that private campaign funding results in more favorable behavior by state governors and lawmakers who receive such donations. My results show that companies that establish links with elected politicians do not receive bigger contracts compared to companies that finance the ones that are defeated. This conclusion puts into question the current situation of business financing as a profitable investment. Therefore, campaign funding could be rewarded by politicians, causing public purchases to be biased. However, due to the insignificance of most of the results, this volume of rewards would be very small compared to the volume of contracts signed with the state. It also discusses the likely consequences of the new financial regulation which excluded corporations from the electoral system on economic power's meddling in the political system in general, and on the arrangement of incentives between politicians and contributors in particular.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese investiga se doadores que financiam candidatos eleitos, na esfera estadual, extraem benefícios da doação em valores contratuais. Ao fazer isso, pretende-se contribuir com a literatura especializada sobre dinheiro, política e democracia, tendo como pano de fundo o dilema de que recursos econômicos podem desequilibrar a relação com o governo e sobrerepresentar interesses organizados. Mas, por outro lado, doar dinheiro para causas políticas favoritas é uma forma de participação política e, portanto, é aceitável em regimes democráticos. Também, partidos e candidatos precisam de recursos para se conectar com os eleitores, divulgar suas posições políticas e oferecer-lhes escolhas informadas. Para cumprir esta tarefa, foi mobilizado um conjunto de dados das eleições de 2010 e 2014, além de informações sobre os contratos celebrados entre os governos de oito estados e o particular contratado. Metodologicamente, o trabalho combina estatística descritiva e a estratégia de identificação diferença-em-diferenças para testar a hipótese causal de que o financiamento privado de campanha se reverte em atuação favorável por parte dos governadores e deputados estaduais que receberam tais contribuições. Meus resultados mostram que empresas que estabelecem vínculo com políticos eleitos não recebem contratos mais vultosos comparado às empresas que financiam derrotados. Esse achado põe em xeque a visão corrente do financiamento empresarial como investimento rentável. Dito isso, o financiamento de campanha pode até ser recompensado por políticos, provocando o viés na contratação pública. Todavia, dada a insignificância estatística em grande parte dos resultados, esse volume de recompensas seria muito pequeno comparado ao volume total de contratos firmados com os governos estaduais. Entre outras contribuições, debate-se os possíveis impactos da nova regulamentação do financiamento que alijou as empresas do jogo eleitoral sobre a interferência do poder econômico no sistema político, no geral, e sobre o arranjo de recompensas entre políticos e doadores, no particular.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFinanciamento de campanhapt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectContratos governamentaispt_BR
dc.subjectInvestimento eleitoralpt_BR
dc.subject.otherCiência politica - Tesespt_BR
dc.subject.otherEleições - Tesespt_BR
dc.subject.otherContratos administrativos - Tesespt_BR
dc.titleO que os doadores de campanha ganham? : o financiamento privado e os contratos públicos nos estados brasileirospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1781-4177pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons