Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/60357
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação especial na perspectiva inclusiva no Brasil: análise da influência internacional no contexto local |
Autor(es): | Adriana Araújo Pereira Borges Josiane Pereira Torres |
Resumen: | As Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fortaleceram-se a partir de uma agenda global, enfatizadas na década de 1990. No Brasil, essas políticas impactaram fortemente o sistema educacional. Nesse cenário, é possível detectar a influência de organismos internacionais, a partir dos conceitos de transferência e adoção de políticas públicas. Esse artigo discute como as orientações internacionais acerca da Educação Inclusiva foram adotadas no Brasil, a partir das propostas de formação docente para o trabalho junto aos alunos com deficiência e da formulação de políticas para o campo. Como resultado, é possível perceber que as Políticas de Educação Especial propostas pelos organismos internacionais encontraram terreno fértil no Brasil, pois o contexto local já possuía uma tradição na formulação e implementação dessas políticas realizadas em agendas internas. Pode-se perceber que, apesar da influência dos organismos internacionais, ocorreram transformações internas nas Políticas de Educação Especial no Brasil, favorecidas por comunidades epistêmicas e movimentos sociais locais. |
Abstract: | Special Education Policies in the Inclusive Education Perspective were strengthened from a global agenda, emphasized in the 1990s. In Brazil, these policies strongly impacted the educational system. In this scenario, it is possible to detect the influence of international organizations, based on the concepts of transfer and adoption of public policies. This article discusses how international guidelines on Inclusive Education were adopted in Brazil, based on proposals for teacher training for working with students with disabilities and the formulation of policies for the countryside. As a result, it is possible to see that the Special Education Policies proposed by international organizations found fertile ground in Brazil, as the local context already had a tradition in the formulation and implementation of these policies carried out on internal agendas. It can be seen that, despite the influence of international organizations, there have been internal changes in Special Education Policies in Brazil, favored by epistemic communities and local social movements. |
Asunto: | Educação especial Política educacional Movimentos sociais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.9 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60357 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/borges-torres.html |
metadata.dc.relation.ispartof: | Currículo sem Fronteiras |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA.pdf | 335.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.