Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60357
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação especial na perspectiva inclusiva no Brasil: análise da influência internacional no contexto local
Autor(es): Adriana Araújo Pereira Borges
Josiane Pereira Torres
Resumo: As Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fortaleceram-se a partir de uma agenda global, enfatizadas na década de 1990. No Brasil, essas políticas impactaram fortemente o sistema educacional. Nesse cenário, é possível detectar a influência de organismos internacionais, a partir dos conceitos de transferência e adoção de políticas públicas. Esse artigo discute como as orientações internacionais acerca da Educação Inclusiva foram adotadas no Brasil, a partir das propostas de formação docente para o trabalho junto aos alunos com deficiência e da formulação de políticas para o campo. Como resultado, é possível perceber que as Políticas de Educação Especial propostas pelos organismos internacionais encontraram terreno fértil no Brasil, pois o contexto local já possuía uma tradição na formulação e implementação dessas políticas realizadas em agendas internas. Pode-se perceber que, apesar da influência dos organismos internacionais, ocorreram transformações internas nas Políticas de Educação Especial no Brasil, favorecidas por comunidades epistêmicas e movimentos sociais locais.
Abstract: Special Education Policies in the Inclusive Education Perspective were strengthened from a global agenda, emphasized in the 1990s. In Brazil, these policies strongly impacted the educational system. In this scenario, it is possible to detect the influence of international organizations, based on the concepts of transfer and adoption of public policies. This article discusses how international guidelines on Inclusive Education were adopted in Brazil, based on proposals for teacher training for working with students with disabilities and the formulation of policies for the countryside. As a result, it is possible to see that the Special Education Policies proposed by international organizations found fertile ground in Brazil, as the local context already had a tradition in the formulation and implementation of these policies carried out on internal agendas. It can be seen that, despite the influence of international organizations, there have been internal changes in Special Education Policies in Brazil, favored by epistemic communities and local social movements.
Assunto: Educação especial
Política educacional
Movimentos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.9
URI: http://hdl.handle.net/1843/60357
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/borges-torres.html
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo sem Fronteiras
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA.pdf335.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.