Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/60489
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de artes visuais em um contexto de pandemia: uma proposição didática na Escola Municipal José Miranda Sobrinho |
Título(s) alternativo(s): | Teaching visual arts in a pandemic context: a didactic proposition at José Miranda Sobrinho Municipal School |
Autor(es): | Ivana Rocha |
primer Tutor: | Fabrício Andrade Pereira |
primer miembro del tribunal : | Ely Roberto da Costa Maués |
Segundo miembro del tribunal: | Giovana Bianca Darolt Hillesheim |
Tercer miembro del tribunal: | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
Resumen: | A presente pesquisa apresenta uma proposta didática para o Ensino de Artes Visuais, realizada em uma escola no município de Betim-MG, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. As atividades oferecidas, em um primeiro momento, podem ser tomadas como ponto de partida para se refletir sobre os desafios que surgiram em relação à construção do conhecimento em Arte no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Esta pesquisa busca discutir alguns aspectos relevantes ao Ensino de Arte a partir do que se pode denominar como um viés construtivista. Aborda-se a Abordagem Triangular e as experiências trazidas pelos educandos para oportunizar aprendizagens significativas bem como o incentivo à criação artística por meio da Arte Contemporânea e a Instalação como práxis artística levando à desconstrução de espaços e construção de ideias expressivas no ambiente doméstico. Apresenta-se algumas distinções entre o Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Por fim, apresenta-se, a proposta didática para o Ensino de Artes Visuais no contexto de Ensino Remoto Emergencial e suas considerações. O trabalho foi realizado a partir de autores como Antunes (2020), Pimentel (2011), Zamperetti (2021) entre outros. |
Abstract: | This research presents a didactic proposal for Teaching Visual Arts, from a school in Betim-MG, during the pandemic caused by the new coronavirus. The activities offered, at first, can be taken as a starting point to reflect on the challenges that have arisen in relation to the construction of knowledge in Art in the context of Emergency Remote Teaching. This research seeks to discuss some aspects relevant to Art Teaching from what can be called a constructivist bias. The Triangular Approach and the experiences brought by students are addressed to provide meaningful learning opportunities as well as the encouragement of artistic creation through Contemporary Art and Installation as an artistic praxis leading to the deconstruction of spaces and construction of expressive ideas in the domestic environment. Some distinctions between Emergency Remote Teaching and Distance Education are presented. Finally, the didactic proposal for Teaching Visual Arts in the context of Emergency Remote Teaching and its considerations is presented. The work was carried out from authors such as Antunes (2020), Pimentel (2011), Zamperetti (2021) among others. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino COVID-19 Pandemia, 2020 Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60489 |
Fecha del documento: | 8-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE ARTES VISUAIS EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA_IvanaRocha.pdf | 15.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons