Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabrício Andrade Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202424066390098pt_BR
dc.contributor.referee1Ely Roberto da Costa Mauéspt_BR
dc.contributor.referee2Giovana Bianca Darolt Hillesheimpt_BR
dc.contributor.referee3Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.creatorIvana Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632733596552441pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-06T11:20:10Z-
dc.date.available2023-11-06T11:20:10Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60489-
dc.description.abstractThis research presents a didactic proposal for Teaching Visual Arts, from a school in Betim-MG, during the pandemic caused by the new coronavirus. The activities offered, at first, can be taken as a starting point to reflect on the challenges that have arisen in relation to the construction of knowledge in Art in the context of Emergency Remote Teaching. This research seeks to discuss some aspects relevant to Art Teaching from what can be called a constructivist bias. The Triangular Approach and the experiences brought by students are addressed to provide meaningful learning opportunities as well as the encouragement of artistic creation through Contemporary Art and Installation as an artistic praxis leading to the deconstruction of spaces and construction of expressive ideas in the domestic environment. Some distinctions between Emergency Remote Teaching and Distance Education are presented. Finally, the didactic proposal for Teaching Visual Arts in the context of Emergency Remote Teaching and its considerations is presented. The work was carried out from authors such as Antunes (2020), Pimentel (2011), Zamperetti (2021) among others.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma proposta didática para o Ensino de Artes Visuais, realizada em uma escola no município de Betim-MG, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. As atividades oferecidas, em um primeiro momento, podem ser tomadas como ponto de partida para se refletir sobre os desafios que surgiram em relação à construção do conhecimento em Arte no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Esta pesquisa busca discutir alguns aspectos relevantes ao Ensino de Arte a partir do que se pode denominar como um viés construtivista. Aborda-se a Abordagem Triangular e as experiências trazidas pelos educandos para oportunizar aprendizagens significativas bem como o incentivo à criação artística por meio da Arte Contemporânea e a Instalação como práxis artística levando à desconstrução de espaços e construção de ideias expressivas no ambiente doméstico. Apresenta-se algumas distinções entre o Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Por fim, apresenta-se, a proposta didática para o Ensino de Artes Visuais no contexto de Ensino Remoto Emergencial e suas considerações. O trabalho foi realizado a partir de autores como Antunes (2020), Pimentel (2011), Zamperetti (2021) entre outros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectInstalação artísticapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCOVID-19 Pandemia, 2020pt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de artes visuais em um contexto de pandemia: uma proposição didática na Escola Municipal José Miranda Sobrinhopt_BR
dc.title.alternativeTeaching visual arts in a pandemic context: a didactic proposition at José Miranda Sobrinho Municipal Schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8840-9414pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE ARTES VISUAIS EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA_IvanaRocha.pdf15.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons