Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60499
Tipo: Tese
Título: "Eu não sou Byron, eu sou outro": o poeta e a poetisa na poesia brasileira e russa do século XIX
Autor(es): Alice Vieira Barros
Primeiro Orientador: Sérgio Alcides Pereira do Amaral
Primeiro membro da banca : Daniel Reizinger Bonomo
Segundo membro da banca: Roberto Alexandre do Carmo Said
Terceiro membro da banca: Sonia Branco Soares
Quarto membro da banca: Bruno Barretto Gomide
Resumo: Este trabalho investiga o mito de Byron na poesia brasileira e russa do século XIX. Busca-se compreender os modos de construção da autoimagem de poetas e poetisas brasileiros e russos, e o modo pelo qual esses autores remodelaram o mito de Byron. Integram o corpus brasileiro as obras dos poetas Fagundes Varela, Castro Alves e Narcisa Amália. Dos autores russos selecionamos Küchelbecker, Púchkin, Liérmontov e Evdokía Rostopchiná. Parte-se de uma questão fundamental: o que acontece quando o mito de Byron, radicado no individualismo romântico, é deslocado para contextos histórico-culturais esquivos à liberdade exigida por esse individualismo? Mais que em qualquer outro caso, os limites do mito de Byron se explicitam quando se trata de uma poeta mulher, cuja autoimagem se associava, no século XIX, não ao mito moderno do poeta, mas ao mito da poetisa.
Abstract: This PhD dissertation investigates expressions of the Byronic myth in Brazilian and Russian 19th century poetry. We try to understand the self-image and self-fashioning politics of Brazilian and Russian poets and poetesses, and how these writers reshaped Byronic myth. We chose as our Brazilian corpus the poets Fagundes Varela, Castro Alves and Narcisa Amália. From Russian authors we chose Küchelbecker, Pushkin, Lermontov and Evdokiya Rostopchina. Our point of departure is a fundamental question: in what ways can the Byronic myth, which is rooted in Romantic individualism, find expression in historical and cultural contexts which are anathema to individual notions of personal liberty? More than in any other case, the outer boundaries of the Byronic myth are clearest when expressed through female poets of the time, whose self-image was linked, not with the modern myth of the poet, but with the myth of the poetess.
Assunto: Literatura comparada – Brasileira e russa
Literatura comparada – Russa e brasileira
Poesia brasileira – Séc. XIX – História e crítica
Poesia russa – Séc. XIX – História e crítica
Bryon, George Gordon Bryron, Baron, 1788-1824.
Varela, Fagundes, 1847-1871. Crítica e interpretação
Alves, Castro, 1847-1871. – Crítica e interpretação
Amália, Narcisa, 1852-1924. – Crítica e interpretação
Satanismo na literatura
Mulheres e literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60499
Data do documento: 15-Set-2023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versao_Revisada_Pós_Deposito.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons