Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/60499
Tipo: | Tese |
Título: | "Eu não sou Byron, eu sou outro": o poeta e a poetisa na poesia brasileira e russa do século XIX |
Autor(es): | Alice Vieira Barros |
Primeiro Orientador: | Sérgio Alcides Pereira do Amaral |
Primeiro membro da banca : | Daniel Reizinger Bonomo |
Segundo membro da banca: | Roberto Alexandre do Carmo Said |
Terceiro membro da banca: | Sonia Branco Soares |
Quarto membro da banca: | Bruno Barretto Gomide |
Resumo: | Este trabalho investiga o mito de Byron na poesia brasileira e russa do século XIX. Busca-se compreender os modos de construção da autoimagem de poetas e poetisas brasileiros e russos, e o modo pelo qual esses autores remodelaram o mito de Byron. Integram o corpus brasileiro as obras dos poetas Fagundes Varela, Castro Alves e Narcisa Amália. Dos autores russos selecionamos Küchelbecker, Púchkin, Liérmontov e Evdokía Rostopchiná. Parte-se de uma questão fundamental: o que acontece quando o mito de Byron, radicado no individualismo romântico, é deslocado para contextos histórico-culturais esquivos à liberdade exigida por esse individualismo? Mais que em qualquer outro caso, os limites do mito de Byron se explicitam quando se trata de uma poeta mulher, cuja autoimagem se associava, no século XIX, não ao mito moderno do poeta, mas ao mito da poetisa. |
Abstract: | This PhD dissertation investigates expressions of the Byronic myth in Brazilian and Russian 19th century poetry. We try to understand the self-image and self-fashioning politics of Brazilian and Russian poets and poetesses, and how these writers reshaped Byronic myth. We chose as our Brazilian corpus the poets Fagundes Varela, Castro Alves and Narcisa Amália. From Russian authors we chose Küchelbecker, Pushkin, Lermontov and Evdokiya Rostopchina. Our point of departure is a fundamental question: in what ways can the Byronic myth, which is rooted in Romantic individualism, find expression in historical and cultural contexts which are anathema to individual notions of personal liberty? More than in any other case, the outer boundaries of the Byronic myth are clearest when expressed through female poets of the time, whose self-image was linked, not with the modern myth of the poet, but with the myth of the poetess. |
Assunto: | Literatura comparada – Brasileira e russa Literatura comparada – Russa e brasileira Poesia brasileira – Séc. XIX – História e crítica Poesia russa – Séc. XIX – História e crítica Bryon, George Gordon Bryron, Baron, 1788-1824. Varela, Fagundes, 1847-1871. Crítica e interpretação Alves, Castro, 1847-1871. – Crítica e interpretação Amália, Narcisa, 1852-1924. – Crítica e interpretação Satanismo na literatura Mulheres e literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60499 |
Data do documento: | 15-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Versao_Revisada_Pós_Deposito.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons