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http://hdl.handle.net/1843/60706
Type: | Dissertação |
Title: | Tecnologia social: um estudo sobre a escola como rede de convergência para o enfrentamento ao uso de drogas |
Authors: | Danilo Ornelas de Souza |
First Advisor: | Gláucia Maria dos Santos Jorge |
First Co-advisor: | Breynner Ricardo de Oliveira |
First Referee: | Renata Schettino Canelas |
Second Referee: | Inajara de Salles Viana Neves |
Abstract: | O presente trabalho propõe o estudo contextualizado das Tecnologias Sociais (TS) de prevenção ao uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens nas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais. Para tanto, encontramos apoio em estudos de Bruno Latour e desdobramentos da teoria atorrede, nas ações propostas pelos grupos de atores envolvidos com a comunidade escolar, passando pela formação dos professores/as e estudantes, chegando às práticas sociais e pedagógicas constituintes do universo escolar. A pesquisa objetiva analisar e compreender a função social da escola, como um espaço de convergência de TS voltadas para ações educativas de prevenção e, ao final, proceder à elaboração de insumos teóricos para a formação de professores que irão trabalhar com o material educativo de prevenção e combate ao uso de drogas. Tomamos como referencial teórico-metodológico a abordagem autobiográfica, desenvolvida por meio de pesquisa-ação com diretores e professores de escolas da rede pública estadual de ensino. Para atender aos objetivos propostos, a pesquisa emprega uma abordagem metodológica qualitativa/quantitativa, com viés do estudo de caso. Para triangulação das informações e análise dos dados coletados foram utilizados questionários, respondidos por gestores escolares colaboradores desta investigação. Autores como Oliveira (2020); Bertoldo & Mill (2018); Gomide e Neves (2018); Soffner (2007); Bauman (2001); Dagnino, Brandão e Novaes, (2004); Brandão (2001); Bunge (1980) colaboram com o aporte teórico a respeito das tecnologias sociais na construção do conhecimento. Já o fundamento de tecnologias sociais em relação à rede sociotécnica alicerça-se em Latour (1994); Oliveira e Porto (2016); Schlithler (2003). No delineamento da Tecnologia como ferramenta de apoio à prática pedagógica e sua relevância contamos com Bitttar (2018); Freire (1987;1993); Brandão (2002). No processo de coleta de dados, foi constatado que a iniciação ao uso de drogas pelos alunos das escolas públicas é cada vez mais precoce, que é crescente a descoberta de novos tipos de drogas e a velocidade de sua difusão entre os estudantes. Uma realidade que pode ser usada, portanto, como parâmetro para outras pesquisas sobre a utilização das tecnologias sociais como instrumentos educativos. Sendo assim, esperamos que a proposta de investigação sirva também de referência para estudos futuros, uma vez que a temática sobre as tecnologias sociais é pioneira nesta linha de pesquisa, ainda pouco difundida em espaços escolares, quanto à implementação de práticas pedagógicas específicas, voltadas para ações educativas de prevenção e combate ao uso de drogas. Certificamos, por meio dos relatos dos gestores e professores participantes, quanto às ferramentas de tecnologias sociais, que são meios poderosos de aproximação dos alunos e expansão do espaço da aula, como forma de complementar a aprendizagem e transformar a realidade do estudante, de consumidor em construtor do conhecimento. Constatamos, como resultados do trabalho, que a utilização de Tecnologias Sociais no contexto do ensino é relevante para a construção do conhecimento e prevenção ao uso de drogas, mas também é desafiador, devido à precária infraestrutura disponível em boa parte das escolas públicas brasileiras, o que inclui a escassez de equipamentos tecnológicos. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60706 |
Issue Date: | 13-Jun-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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