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http://hdl.handle.net/1843/60737
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Adaptation of the HCM for the analysis of two-lane rural highways without passing lanes in Brazil |
Título(s) alternativo(s): | Adaptação do HCM para análise de rodovias de pista simples sem faixas adicionais no Brasil |
Autor(es): | Juliângelo Kayo Sangi de Oliveira José Elievam Bessa Júnior |
Resumen: | The Highway Capacity Manual (HCM) is the main document used to analyze the level of service and capacity of highway faciliƟes. However, applying its methodology without adjustments to local traffic and road condiƟons and vehicle and driver characterisƟcs can result in discrepancies between the performance measures calculated using the manual and those observed in the field. This paper aimed to adapt the new HCM method (7th ediƟon) to the condiƟons of Brazilian two-lane rural highways without passing lanes. With a recalibrated version of Aimsun Next, simulaƟon results were generated for hypotheƟcal segments to adjust the traffic models to obtain the follower density (FD), the new service measure proposed for evaluaƟng two-lane highway segments. The FD results found with the proposed method showed that the HCM traffic models need to be adapted to evaluate Brazilian highways to avoid levels of service that underesƟmate what is observed in the field. |
Abstract: | O Highway Capacity Manual (HCM) é o principal documento utilizado para a análise do nível de serviço e da capacidade de componentes rodoviários. Todavia, a aplicação de sua metodologia sem que sejam realizadas adaptações às condições locais de tráfego e das vias e às características dos veículos e dos motoristas pode resultar em discrepâncias entre as medidas de desempenho calculadas por meio do manual e as observadas em campo. Este trabalho teve como objetivo adaptar o novo método do HCM (7ª edição) às condições das rodovias de pista simples brasileiras sem faixas adicionais. De posse de uma versão recalibrada do Aimsun Next, foram gerados resultados de simulação para segmentos hipotéticos com o intuito de ajustar modelos de tráfego para obter a densidade de veículos em pelotões (FD), a nova medida de serviço proposta para avaliar segmentos de rodovias de pista simples. Os resultados de FD encontrados com o método proposto mostraram que os modelos de tráfego do HCM necessitam de adaptações para avaliar rodovias brasileiras, evitando-se níveis de serviço subestimados em relação ao que é observado em campo. |
Asunto: | Serviços Rodovias Tráfego |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2690 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60737 |
Fecha del documento: | 3-nov-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2690 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Transportes |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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