Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60737
Type: Artigo de Periódico
Title: Adaptation of the HCM for the analysis of two-lane rural highways without passing lanes in Brazil
Other Titles: Adaptação do HCM para análise de rodovias de pista simples sem faixas adicionais no Brasil
Authors: Juliângelo Kayo Sangi de Oliveira
José Elievam Bessa Júnior
Abstract: The Highway Capacity Manual (HCM) is the main document used to analyze the level of service and capacity of highway faciliƟes. However, applying its methodology without adjustments to local traffic and road condiƟons and vehicle and driver characterisƟcs can result in discrepancies between the performance measures calculated using the manual and those observed in the field. This paper aimed to adapt the new HCM method (7th ediƟon) to the condiƟons of Brazilian two-lane rural highways without passing lanes. With a recalibrated version of Aimsun Next, simulaƟon results were generated for hypotheƟcal segments to adjust the traffic models to obtain the follower density (FD), the new service measure proposed for evaluaƟng two-lane highway segments. The FD results found with the proposed method showed that the HCM traffic models need to be adapted to evaluate Brazilian highways to avoid levels of service that underesƟmate what is observed in the field.
Abstract: O Highway Capacity Manual (HCM) é o principal documento utilizado para a análise do nível de serviço e da capacidade de componentes rodoviários. Todavia, a aplicação de sua metodologia sem que sejam realizadas adaptações às condições locais de tráfego e das vias e às características dos veículos e dos motoristas pode resultar em discrepâncias entre as medidas de desempenho calculadas por meio do manual e as observadas em campo. Este trabalho teve como objetivo adaptar o novo método do HCM (7ª edição) às condições das rodovias de pista simples brasileiras sem faixas adicionais. De posse de uma versão recalibrada do Aimsun Next, foram gerados resultados de simulação para segmentos hipotéticos com o intuito de ajustar modelos de tráfego para obter a densidade de veículos em pelotões (FD), a nova medida de serviço proposta para avaliar segmentos de rodovias de pista simples. Os resultados de FD encontrados com o método proposto mostraram que os modelos de tráfego do HCM necessitam de adaptações para avaliar rodovias brasileiras, evitando-se níveis de serviço subestimados em relação ao que é observado em campo.
Subject: Serviços
Rodovias
Tráfego
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2690
URI: http://hdl.handle.net/1843/60737
Issue Date: 3-Nov-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2690
metadata.dc.relation.ispartof: Transportes
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