Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60737
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dc.creatorJuliângelo Kayo Sangi de Oliveirapt_BR
dc.creatorJosé Elievam Bessa Júniorpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T21:36:54Z-
dc.date.available2023-11-09T21:36:54Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.citation.volume30pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2690pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60737-
dc.description.abstractO Highway Capacity Manual (HCM) é o principal documento utilizado para a análise do nível de serviço e da capacidade de componentes rodoviários. Todavia, a aplicação de sua metodologia sem que sejam realizadas adaptações às condições locais de tráfego e das vias e às características dos veículos e dos motoristas pode resultar em discrepâncias entre as medidas de desempenho calculadas por meio do manual e as observadas em campo. Este trabalho teve como objetivo adaptar o novo método do HCM (7ª edição) às condições das rodovias de pista simples brasileiras sem faixas adicionais. De posse de uma versão recalibrada do Aimsun Next, foram gerados resultados de simulação para segmentos hipotéticos com o intuito de ajustar modelos de tráfego para obter a densidade de veículos em pelotões (FD), a nova medida de serviço proposta para avaliar segmentos de rodovias de pista simples. Os resultados de FD encontrados com o método proposto mostraram que os modelos de tráfego do HCM necessitam de adaptações para avaliar rodovias brasileiras, evitando-se níveis de serviço subestimados em relação ao que é observado em campo.pt_BR
dc.description.resumoThe Highway Capacity Manual (HCM) is the main document used to analyze the level of service and capacity of highway faciliƟes. However, applying its methodology without adjustments to local traffic and road condiƟons and vehicle and driver characterisƟcs can result in discrepancies between the performance measures calculated using the manual and those observed in the field. This paper aimed to adapt the new HCM method (7th ediƟon) to the condiƟons of Brazilian two-lane rural highways without passing lanes. With a recalibrated version of Aimsun Next, simulaƟon results were generated for hypotheƟcal segments to adjust the traffic models to obtain the follower density (FD), the new service measure proposed for evaluaƟng two-lane highway segments. The FD results found with the proposed method showed that the HCM traffic models need to be adapted to evaluate Brazilian highways to avoid levels of service that underesƟmate what is observed in the field.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.departmentENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTransportespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNível de serviçopt_BR
dc.subjectRodovias de pista simplespt_BR
dc.subjectSimulação de tráfegopt_BR
dc.subject.otherServiçospt_BR
dc.subject.otherRodoviaspt_BR
dc.subject.otherTráfegopt_BR
dc.titleAdaptation of the HCM for the analysis of two-lane rural highways without passing lanes in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeAdaptação do HCM para análise de rodovias de pista simples sem faixas adicionais no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2690pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1958-8794pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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