Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60851
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise do teor de etanol presente na gasolina: elaboração e desenvolvimento de uma abordagem CTS no ensino de química orgânica
Authors: Antônia Rosângela Marques Santos
First Advisor: Luis Gustavo D Carlos Barbosa
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso tem como o objetivo, elaborar e desenvolver uma SD investigativa numa abordagem CTS, centrada em uma atividade de Química Orgânica envolvendo a qualidade de uma substância. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa de natureza interpretativa, com observação participante. O trabalho realizado abrangeu 60 alunos de 3.º anos do ensino médio integral, de uma escola do Estado de Minas Gerais . Para a coleta dos dados, foram utilizados produção escrita dos alunos (gravações em mídias, roda de conversas, diário de bordo e relatórios) e os mesmos foram tratados com análise descritiva e qualitativa. Os principais resultados evidenciam que este processo despertou a curiosidade e a motivação para a aprendizagem, indicando uma evolução dos conhecimentos em Química orgânica, Química geral e Físico-química, além de outras disciplinas que foram envolvidas. Tais resultados mostram-se favoráveis a um ensino de Química com práticas pedagógicas interdisciplinares, por possibilitarem o desenvolvimento do interesse, do protagonismo, da autonomia e da alfabetização científica e tecnológica via abordagem CTS e investigativa.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/60851
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

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