Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60892
Type: Artigo de Periódico
Title: O desenvolvimento musical de crianças com autismo em musicoterapia: revisão de literatura e relato de caso
Other Titles: Musical development of children with Autism Spectrum Disorder in Music Therapy: literature review and case report
Authors: Marina Horta Freire
Jéssica Martelli Del Forno
Gabriel Estanislau
Betânia Parizzi
Abstract: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio que afeta o desenvolvimento desde a primeira infância. Estudos sobre música e cérebro enfatizam a importância da música para o desenvolvimento humano e ressaltam o papel da música para pessoas com TEA. Devido às importantes relações da música com o desenvolvimento e com o TEA, a Musicoterapia é uma possibilidade terapêutica ascendente para pessoas com esse diagnóstico, como forma de propiciar melhoras na comunicação e na socialização. O presente trabalho visa compreender o desenvolvimento cognitivo-musical de crianças com TEA por meio de uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento musical de pessoas com TEA em intervenções musicoterapêuticas e de um relato de caso de uma criança com TEA em sessões de Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada. Os resultados apontam para a necessidade de mais estudos sobre o tema e para a importância do desenvolvimento musical no tratamento musicoterapêutico da criança com Transtorno do Espectro do Autismo.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a disorder that affects development from an early age. Music and brain studies highlight the importance of music for human deve-lopment and emphasize the role of music for people with ASD. Given the important relations between music and develop-ment, and with ASD, Music Therapy has become a therapy of increasingly potential for people with this diagnosis, as a way to improve communication and socialization. This paper aims to understand children with ASD cognitive-musical development through a literature review on the musical development of people with ASD in Music Therapy interventions, and through a case report of a child with ASD in Music--Centered Improvisational Music Therapy sessions. The results point to the need for further studies on the subject and the importance of musical development in the therapeutic treatment of children with Autism Spectrum Disorder.
Subject: Autismo
Musicoterapia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5965/2525530403012018145
URI: http://hdl.handle.net/1843/60892
Issue Date: 17-Oct-2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018145
metadata.dc.relation.ispartof: Orfeu
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.