Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60941
Tipo: Dissertação
Título: Desafios da prática docente e a busca por caminhos: o diálogo enquanto mediador dos conflitos
Autor(es): Romero Henrique Abdon Silva
Primeiro Orientador: Conceição Clarete Xavier Travalha
Primeiro membro da banca : Conceição Clarete Xavier Travalha
Segundo membro da banca: Admir Soares de Almeida Junior
Terceiro membro da banca: José Eustáquio de Brito
Resumo: O presente trabalho, delimitado à minha prática docente, utilizando-se da metodologia da narrativa autorreferencial, reflete sobre as relações de opressão às quais somos condicionados em sala de aula e suas implicações nos processos de exclusão social e racial no modelo tradicional capitalista de escola. Pensando a Educação como forma de se estabelecer novas formas de convivência entre os seres humanos, relações sociais coletivas e inclusivas, horizontais e solidárias, propomos o diálogo crítico (sincero e amoroso) como meio de superação dos conflitos sociais, considerando a integralidade e a multidimensionalidade dos que fazem parte da sala de aula.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60941
Data do documento: 11-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.