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http://hdl.handle.net/1843/60951
Tipo: | Dissertação |
Título: | Solubilidade de compostos orgânicos: abordagem investigativa em aulas de Química |
Autor(es): | Adriana de Oliveira Gomes |
primer Tutor: | Andréa Horta Machado |
Resumen: | O presente trabalho originou-se a partir da constatação da dificuldade de compreensão e aplicação do conceito de solubilidade dos compostos orgânicos que, muitas vezes, não é relacionado às questões de miscibilidade e ao modelo de interação intermolecular. Normalmente, o estudo deste conteúdo está pautado na memorização da regra dos semelhantes “polar dissolve polar e apolar dissolve apolar”. Diante desse cenário, se faz necessário elaborar propostas que desenvolvam o ensino por investigação, nas quais os estudantes possam desenvolver habilidades cognitivas e os docentes possam mediar e orientar os estudantes nas tomadas de decisões, fomentando as discussões. Nesse sentido foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática sobre o tema solubilidade dos compostos orgânicos, que aborda o ensino por investigação, a experimentação no ensino de ciências, rotações de estações e a tecnologia da informação e comunicação (TICs). A sequência foi desenvolvida com alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede privada do município de Santa Luzia, Minas Gerais. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60951 |
Fecha del documento: | 11-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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