Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréa Horta Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169699757403101pt_BR
dc.creatorAdriana de Oliveira Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=8F64AF03BC7F8E27CD4FC6AEA838B79B#pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-14T14:09:19Z-
dc.date.available2023-11-14T14:09:19Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60951-
dc.description.resumoO presente trabalho originou-se a partir da constatação da dificuldade de compreensão e aplicação do conceito de solubilidade dos compostos orgânicos que, muitas vezes, não é relacionado às questões de miscibilidade e ao modelo de interação intermolecular. Normalmente, o estudo deste conteúdo está pautado na memorização da regra dos semelhantes “polar dissolve polar e apolar dissolve apolar”. Diante desse cenário, se faz necessário elaborar propostas que desenvolvam o ensino por investigação, nas quais os estudantes possam desenvolver habilidades cognitivas e os docentes possam mediar e orientar os estudantes nas tomadas de decisões, fomentando as discussões. Nesse sentido foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática sobre o tema solubilidade dos compostos orgânicos, que aborda o ensino por investigação, a experimentação no ensino de ciências, rotações de estações e a tecnologia da informação e comunicação (TICs). A sequência foi desenvolvida com alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede privada do município de Santa Luzia, Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.titleSolubilidade de compostos orgânicos: abordagem investigativa em aulas de Químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação- Adriana de Oliveira Gomes.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons