Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/60951
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andréa Horta Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2169699757403101 | pt_BR |
dc.creator | Adriana de Oliveira Gomes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=8F64AF03BC7F8E27CD4FC6AEA838B79B# | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T14:09:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T14:09:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/60951 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho originou-se a partir da constatação da dificuldade de compreensão e aplicação do conceito de solubilidade dos compostos orgânicos que, muitas vezes, não é relacionado às questões de miscibilidade e ao modelo de interação intermolecular. Normalmente, o estudo deste conteúdo está pautado na memorização da regra dos semelhantes “polar dissolve polar e apolar dissolve apolar”. Diante desse cenário, se faz necessário elaborar propostas que desenvolvam o ensino por investigação, nas quais os estudantes possam desenvolver habilidades cognitivas e os docentes possam mediar e orientar os estudantes nas tomadas de decisões, fomentando as discussões. Nesse sentido foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática sobre o tema solubilidade dos compostos orgânicos, que aborda o ensino por investigação, a experimentação no ensino de ciências, rotações de estações e a tecnologia da informação e comunicação (TICs). A sequência foi desenvolvida com alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede privada do município de Santa Luzia, Minas Gerais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.title | Solubilidade de compostos orgânicos: abordagem investigativa em aulas de Química | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação- Adriana de Oliveira Gomes.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License