Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60951
Tipo: Dissertação
Título: Solubilidade de compostos orgânicos: abordagem investigativa em aulas de Química
Autor(es): Adriana de Oliveira Gomes
Primeiro Orientador: Andréa Horta Machado
Resumo: O presente trabalho originou-se a partir da constatação da dificuldade de compreensão e aplicação do conceito de solubilidade dos compostos orgânicos que, muitas vezes, não é relacionado às questões de miscibilidade e ao modelo de interação intermolecular. Normalmente, o estudo deste conteúdo está pautado na memorização da regra dos semelhantes “polar dissolve polar e apolar dissolve apolar”. Diante desse cenário, se faz necessário elaborar propostas que desenvolvam o ensino por investigação, nas quais os estudantes possam desenvolver habilidades cognitivas e os docentes possam mediar e orientar os estudantes nas tomadas de decisões, fomentando as discussões. Nesse sentido foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática sobre o tema solubilidade dos compostos orgânicos, que aborda o ensino por investigação, a experimentação no ensino de ciências, rotações de estações e a tecnologia da informação e comunicação (TICs). A sequência foi desenvolvida com alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede privada do município de Santa Luzia, Minas Gerais.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60951
Data do documento: 11-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação- Adriana de Oliveira Gomes.pdf3.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons