Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60983
Tipo: Dissertação
Título: Juventude e(m) movimento: uma terapia problematizadora da BNCC
Autor(es): Gabriel Nogueira Malta
Primeiro Orientador: Carolina Tamayo Osorio
Primeiro membro da banca : Júlio César Augusto do Valle
Segundo membro da banca: Filipe Santos Fernandes
Resumo: Em um cenário politicamente conservador e neoliberal inaugurado pelo golpe de 2016, foi elaborado um conjunto de políticas públicas educacionais que chamamos de contra-reforma do Ensino Médio, cujo efeito mais significativo para nós é sua imposição curricular autoritária materializada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste marco esta dissertação tem como pergunta de pesquisa: De que forma o movimento cultural do hip-hop pode problematizar o jogo de linguagem bancário presente no currículo para o ensino médio imposto pela BNCC sobre a juventude brasileira? Assim, operamos uma atitude de pesquisa terapêutico problematizadora inspirada, de um lado na filosofia do segundo Wittgenstein e de outro, no pensamento e obras do pedagogo Paulo Freire, assim como ancorados na produção musical de quatro rappers de Belo Horizonte. As vozes de Djonga, FBC, nabru e Laura Sette participam da composição desta dissertação a partir de músicas que foram publicadas entre os anos de 2019 e 2022 e são mobilizadas enquanto jogos de linguagem vinculados ao movimento hip-hop com o intuito de sustentar uma problematização feita por nós aos jogos de linguagem autoritários das políticas públicas educacionais gestadas no seio de uma democracia deteriorada. Toda nossa escrita se transforma em manifesto, convite para luta e carta reivindicativa. Pois tal é a forma como vemos o movimento hip-hop contesta o mundo e denuncia a exploração e todas as formas de opressão. Essa forma é assumida na escrita desta dissertação: um texto a servir de arma popular de enfrentamento à imposição curricular autoritária, tecnicista e bancária expressa na BNCC, que é, para nós, um produto do neoliberalismo e neofascismo.
Abstract: In a politically conservative and neoliberal scenario inaugurated by the coup d’etat of 2016 in Brazil, a set of educational public policies were elaborated, which we refer to as the counter-reform of high school. For us the most significant effect of these policies is the authoritarian curricular imposition materialized in the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC). In this framework this thesis has as its research question: In what way can the hip-hop cultural movement problematize the banking language game present in the high school curriculum imposed by the BNCC on Brazilian youth? Thus, we operate a therapeutic problematizing research attitude inspired, on one hand, in the philosophy of the second Wittgenstein and on the other, in the thought and works of the pedagogue Paulo Freire, as well as anchored in the musical production of four rappers from Belo Horizonte, MG, Brazil. The voices of Djonga, FBC, nabru and Laura Sette participate in the composition of this thesis from songs that were published between the years 2019 and 2022 and are mobilized as language games linked to the hip-hop movement in order to support a problematization made by us to the authoritarian language games of educational public policies conceived within a deteriorated democracy. All our writing becomes a manifesto, an invitation to struggle and a letter of demand. For such is the way in which we see the hip-hop cultural movement contests the world and denounces exploitation and all forms of oppression. This form is assumed in the writing of this thesis: a text to be used as a popular weapon to confront the uthoritarian, technicist and banking curriculum imposition, expressed by the BNCC, which is, in our view, a product of neoliberalism and neofascism.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60983
Data do documento: 17-Jul-2023
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