Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61063
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As potencialidades do ensino por investigação em atividades de educação ambiental no município de Nova Serrana-MG
Autor(es): Lívia Karolinne Antunes da Silva
primer Tutor: Stefannie de Sá Ibraim
Segundo Tutor: Denise Suzane Oliveira Cláudio
primer miembro del tribunal : Stefannie de Sá Ibraim
Segundo miembro del tribunal: Demétrio Abreu Sena Costa
Resumen: Essa pesquisa foi realizada na rede municipal de ensino de Nova Serrana-MG, como trabalho de conclusão de um programa de especialização para professores do CECIMIG da UFMG. O objetivo dessa intervenção foi utilizar a abordagem investigativa para trabalhar habilidades previstas no Currículo Referência de Minas Gerais utilizando a transversalidade da Educação Ambiental nas atividades, dentro de uma perspectiva cidadã. Para isso, foi selecionada uma escola de educação básica do município que possuía apenas uma turma de 7º ano, na qual foi aplicada a sequência didática. Os alunos e seus responsáveis foram informados da natureza da pesquisa e receberam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com mais detalhes sobre o trabalho a ser desenvolvido na escola. Os alunos realizaram diferentes atividades a partir de uma questão norteadora que se relacionava com o cotidiano deles e com os temas a serem abordados nas aulas de ciências: “Como as fábricas de calçados transformaram o ambiente em Nova Serrana?”. A coleta de dados foi documentada por meio da construção de materiais pelos alunos durante as atividades propostas e anotações no decorrer e após a aplicação da sequência didática. Esses dados foram analisados para construir um relato de experiência. Após a fase de coleta e análise dos dados obtidos, foi perceptível o potencial da abordagem de ensino por investigação para ampliar as discussões sobre o tema Meio Ambiente, e permitir a construção de ideias e assimilação de conceitos possibilitando uma participação ativa e, portanto, mais fluida dos alunos nas aulas de ciências.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61063
Fecha del documento: 25-mar-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC LÍVIA CECIMIG PÓS CORRIGIDO.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.