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http://hdl.handle.net/1843/61063
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Stefannie de Sá Ibraim | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8923733384039578 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Denise Suzane Oliveira Cláudio | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7990730166915933 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Stefannie de Sá Ibraim | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Demétrio Abreu Sena Costa | pt_BR |
dc.creator | Lívia Karolinne Antunes da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6529714325495602 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T14:43:43Z | - |
dc.date.available | 2023-11-17T14:43:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61063 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa foi realizada na rede municipal de ensino de Nova Serrana-MG, como trabalho de conclusão de um programa de especialização para professores do CECIMIG da UFMG. O objetivo dessa intervenção foi utilizar a abordagem investigativa para trabalhar habilidades previstas no Currículo Referência de Minas Gerais utilizando a transversalidade da Educação Ambiental nas atividades, dentro de uma perspectiva cidadã. Para isso, foi selecionada uma escola de educação básica do município que possuía apenas uma turma de 7º ano, na qual foi aplicada a sequência didática. Os alunos e seus responsáveis foram informados da natureza da pesquisa e receberam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com mais detalhes sobre o trabalho a ser desenvolvido na escola. Os alunos realizaram diferentes atividades a partir de uma questão norteadora que se relacionava com o cotidiano deles e com os temas a serem abordados nas aulas de ciências: “Como as fábricas de calçados transformaram o ambiente em Nova Serrana?”. A coleta de dados foi documentada por meio da construção de materiais pelos alunos durante as atividades propostas e anotações no decorrer e após a aplicação da sequência didática. Esses dados foram analisados para construir um relato de experiência. Após a fase de coleta e análise dos dados obtidos, foi perceptível o potencial da abordagem de ensino por investigação para ampliar as discussões sobre o tema Meio Ambiente, e permitir a construção de ideias e assimilação de conceitos possibilitando uma participação ativa e, portanto, mais fluida dos alunos nas aulas de ciências. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | As potencialidades do ensino por investigação em atividades de educação ambiental no município de Nova Serrana-MG | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
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TCC LÍVIA CECIMIG PÓS CORRIGIDO.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
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