Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61063
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dc.contributor.advisor1Stefannie de Sá Ibraimpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923733384039578pt_BR
dc.contributor.advisor2Denise Suzane Oliveira Cláudiopt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990730166915933pt_BR
dc.contributor.referee1Stefannie de Sá Ibraimpt_BR
dc.contributor.referee2Demétrio Abreu Sena Costapt_BR
dc.creatorLívia Karolinne Antunes da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6529714325495602pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T14:43:43Z-
dc.date.available2023-11-17T14:43:43Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61063-
dc.description.resumoEssa pesquisa foi realizada na rede municipal de ensino de Nova Serrana-MG, como trabalho de conclusão de um programa de especialização para professores do CECIMIG da UFMG. O objetivo dessa intervenção foi utilizar a abordagem investigativa para trabalhar habilidades previstas no Currículo Referência de Minas Gerais utilizando a transversalidade da Educação Ambiental nas atividades, dentro de uma perspectiva cidadã. Para isso, foi selecionada uma escola de educação básica do município que possuía apenas uma turma de 7º ano, na qual foi aplicada a sequência didática. Os alunos e seus responsáveis foram informados da natureza da pesquisa e receberam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com mais detalhes sobre o trabalho a ser desenvolvido na escola. Os alunos realizaram diferentes atividades a partir de uma questão norteadora que se relacionava com o cotidiano deles e com os temas a serem abordados nas aulas de ciências: “Como as fábricas de calçados transformaram o ambiente em Nova Serrana?”. A coleta de dados foi documentada por meio da construção de materiais pelos alunos durante as atividades propostas e anotações no decorrer e após a aplicação da sequência didática. Esses dados foram analisados para construir um relato de experiência. Após a fase de coleta e análise dos dados obtidos, foi perceptível o potencial da abordagem de ensino por investigação para ampliar as discussões sobre o tema Meio Ambiente, e permitir a construção de ideias e assimilação de conceitos possibilitando uma participação ativa e, portanto, mais fluida dos alunos nas aulas de ciências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleAs potencialidades do ensino por investigação em atividades de educação ambiental no município de Nova Serrana-MGpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

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