Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/61134
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A juventude no ambiente escolar. Onde, como e com quem aprendem a ser jovem? |
Autor(es): | Valdirene Maria Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Carla Valéria Vieira Linhares Maia |
Primeiro membro da banca : | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações dos jovens estudantes a partir de observação durante o recreio e intervalos de aulas, obtendo maior interação e comunicação entre jovens alunos. A aceleração dos processos de transformação sócio-culturais, somada à acentuação dos valores individualistas e igualitários na nossa sociedade, vem provocando a exacerbação das diferenças, modificando as forma de interação entre as diferentes gerações. Para tanto, foram realizadas rodas de conversas e entrevistas com 38 jovens, com idades entre 14 e 18 anos, pertencentes à Escola Estadual Lamartine de Freitas, para saber o que eles buscam e o que eles querem da escola e o que eles levam da escola para vida em geral. A análise dos textos resultantes da transcrição das entrevistas confirmou a idéia de que as mudanças na fase juvenil têm implicações profundas, apontando a influência de valores individuais nas visões dos jovens das relações familiares. Essas que eles já trazem para a escola. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61134 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valdirene - ACPP Final.pdf | 318.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons