Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61134
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A juventude no ambiente escolar. Onde, como e com quem aprendem a ser jovem?
Autor(es): Valdirene Maria Gonçalves
Primeiro Orientador: Carla Valéria Vieira Linhares Maia
Primeiro membro da banca : Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações dos jovens estudantes a partir de observação durante o recreio e intervalos de aulas, obtendo maior interação e comunicação entre jovens alunos. A aceleração dos processos de transformação sócio-culturais, somada à acentuação dos valores individualistas e igualitários na nossa sociedade, vem provocando a exacerbação das diferenças, modificando as forma de interação entre as diferentes gerações. Para tanto, foram realizadas rodas de conversas e entrevistas com 38 jovens, com idades entre 14 e 18 anos, pertencentes à Escola Estadual Lamartine de Freitas, para saber o que eles buscam e o que eles querem da escola e o que eles levam da escola para vida em geral. A análise dos textos resultantes da transcrição das entrevistas confirmou a idéia de que as mudanças na fase juvenil têm implicações profundas, apontando a influência de valores individuais nas visões dos jovens das relações familiares. Essas que eles já trazem para a escola.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61134
Data do documento: 28-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdirene - ACPP Final.pdf318.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons