Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61134
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A juventude no ambiente escolar. Onde, como e com quem aprendem a ser jovem? |
Authors: | Valdirene Maria Gonçalves |
First Advisor: | Carla Valéria Vieira Linhares Maia |
First Referee: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações dos jovens estudantes a partir de observação durante o recreio e intervalos de aulas, obtendo maior interação e comunicação entre jovens alunos. A aceleração dos processos de transformação sócio-culturais, somada à acentuação dos valores individualistas e igualitários na nossa sociedade, vem provocando a exacerbação das diferenças, modificando as forma de interação entre as diferentes gerações. Para tanto, foram realizadas rodas de conversas e entrevistas com 38 jovens, com idades entre 14 e 18 anos, pertencentes à Escola Estadual Lamartine de Freitas, para saber o que eles buscam e o que eles querem da escola e o que eles levam da escola para vida em geral. A análise dos textos resultantes da transcrição das entrevistas confirmou a idéia de que as mudanças na fase juvenil têm implicações profundas, apontando a influência de valores individuais nas visões dos jovens das relações familiares. Essas que eles já trazem para a escola. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61134 |
Issue Date: | 28-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Valdirene - ACPP Final.pdf | 318.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License