Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61143
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Jucellia Paulista de Almeida | pt_BR |
dc.creator | Bruna Camargos Avelino | pt_BR |
dc.creator | Talles Vianna Brugni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T18:31:57Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T18:31:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-10 | - |
dc.citation.issue | 41 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 17 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21714/2177-2576EnANPAD2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-2576 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61143 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo teve o objetivo de conhecer e analisar as percepções de estudantes de Ensino Médio – em curso ou formados – em relação à graduação em Ciências Contábeis sob a ótica de estereótipos associados à profissão. O estudo se deu mediante a aplicação de questionários aos estudantes componentes da amostra, presentes no evento Mostra de Profissões, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em um cursinho preparatório de vestibular localizado no município de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, o questionário também foi disponibilizado online na plataforma do Google Drive. A partir da análise dos dados, constatou-se um desconhecimento dos respondentes sobre vários aspectos inerentes ao curso e à profissão contábil. No que diz respeito aos estereótipos apontados na literatura, este trabalho não encontrou outro senão aquele que relaciona a contabilidade à ciência exata e uma parcela considerável dos estudantes ainda vincula a principal tarefa do contador ao cálculo do imposto de renda. Ressalta-se, desse modo, a necessidade de as Instituições que oferecem o ensino médio fornecerem informações adequadas a respeito das carreiras pretendidas pelos alunos, bem como estimularem a participação destes últimos em eventos como a Mostra de Profissões realizada pela UFMG | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro da ANPAD - EnANPAD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject.other | Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Percepções de estudantes de ensino médio sobre o curso de ciências contábeis: uma análise sob a ótica dos estereótipos da profissão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Percepções de Estudantes de Ensino Médio sobre o Curso de Ciências Contábeis.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.