Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61523
Type: Artigo de Periódico
Title: Aprendendo a aprender e a ensinar: um laboratório sobre as tendências da pesquisa em Arquivologia
Other Titles: Learning to learn and teach: a research experimenton the research trends in archival science
Authors: José Francisco Guelfi Campos
Abstract: Este trabalho tem por objetivo compartilhar uma experiência didática voltada para a prática da pesquisa, realizada com alunos do curso de graduação em Arquivologia e fundamentada na teoria da aprendizagem baseada em problemas. Apresenta o contexto de formulação da proposta e desenvolvimento da atividade, ministrada em período de isolamento social e em regime de ensino remoto emergencial. Descreve os objetivos, a dinâmica de trabalho e as estratégias de avaliação que constituíram a oficina de pesquisa. Discute os resultados à luz das respostas dadas pelos estudantes a um questionário de autoavaliação. Conclui que a experiência foi capaz de promover a construção e o exercício de competências e habilidades específicas, bem como de saberes conceituais, atitudinais e procedimentais, sinalizando potencial para ampliação da iniciativa em projeto de ensino de maior envergadura.
Abstract: This paper shares a teaching-learning experiment on research practice based on the theory ofproblem-based learning developed with a group of archival science undergraduate students. Itcontextualizes the circumstances of social distancing and emergency remote learning underwhich the experiment was conceived and conducted. Subsequently, it describes the objectives,dynamics, and assessment strategies of the research workshop. Then, the results are discussedin light of the students’ answers to a self-assessment questionnaire. Finally, it concludes that theexperiment fostered the development of specific skills and competencies, as well as conceptual,attitudinal, and procedural knowledge, which indicates a potential for further developments ofthis initiative in a larger teaching project.
Subject: Arquivologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61523
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1124
metadata.dc.relation.ispartof: ÁGORA: Arquivologia em Debate
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.