Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61569
Type: Monografia (especialização)
Title: Eleições 2012 para prefeito em São Paulo : uma análise da retórica de campanha do candidato Celso Russomanno
Authors: Valéria de Melo Ferreira
First Advisor: Helcimara de Souza Telles
First Referee: Nayla Lopes
Second Referee: Paulo Victor Melo
Abstract: Os estudos dos efeitos do marketing político-eleitoral sobre as preferências do eleitor, por meio da análise das estratégias e conteúdos discursivos presentes nos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), demonstram a relevância das campanhas eleitorais para a conquista do voto. Por conseguinte, o principal objetivo deste trabalho consistiu em analisar a retórica utilizada por Celso Russomanno (PRP) em sua campanha para prefeito de São Paulo em 2012 de forma a contribuir para esse debate. Trata-se de um estudo de caso que teve tal candidatura como protagonista, uma vez que a liderança de Russomanno nas pesquisas de intenção de voto até poucos dias da eleição revelou a suscetibilidade do eleitorado paulistano a campanhas personalistas e independentes, como foi a sua. Sua campanha constituiu um poderoso obstáculo para seus principais oponentes, José Serra e Fernando Haddad, pertencentes a partidos bem estruturados e de forte projeção local e nacional (PSDB e PT). Apostando em seu carisma pessoal como repórter investigativo em defesa dos menos favorecidos e em sua atuação política como deputado federal por São Paulo, a retórica de sua campanha revelou-se extremamente personalista. A análise realizada demonstrou como a força de sua imagem pessoal foi sobreposta à força dos partidos e também foi usada como forma de minimizar os efeitos da inexpressividade do seu próprio partido e dos partidos de sua coligação no cenário eleitoral. Acredita-se que a realização desta pesquisa permitiu reforçar a hipótese de que no Brasil ainda persiste um quadro de baixo grau de institucionalização de seu sistema partidário, ainda que no caso analisado o candidato em questão não tenha obtido o sucesso eleitoral almejado.
Subject: Ciência política
Eleições
Russomanno, Celso, 1956-
Marketing político
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61569
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:Especialização em Marketing Político

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Valéria Ferreira.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.