Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61940
Type: Artigo de Periódico
Title: Do silêncio à voz: a experiência da construção de uma oficina de rádio em um centro de convivência no município de Belo Horizonte
Other Titles: From silence to voice: the experience of a radio workshop in a community center in Belo Horizonte
Authors: Regina Celi Fonseca Ribeiro
Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi
Izabel Christina Friche Passos
Abstract: Os Centros de Convivência, como espaços alternativos para a atenção em saúde mental, são espaços privilegiados de construção de histórias de vida. Professores do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, por intermédio da disciplina de Prática Clínica em Terapia Ocupacional II, vêm desenvolvendo há três semestres, em parceria com um dos Centros de Convivência da capital Belo Horizonte e com a Rádio UFMG Educativa, uma oficina de rádio junto aos usuários do equipamento. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da construção da oficina. A ideia central da oficina, ao menos inicialmente, era que os usuários se reapropriassem de sua voz. Ao colocar o saber técnico, o diagnóstico e a clínica em suspensão, de forma deliberada, percebeu-se que a potencialidade para assumir o protagonismo da própria história é latente em cada usuário e que, talvez, sejamos apenas temporários no processo.
Abstract: Community centers, as alternative settings for mental health interventions, are privileged spaces for history lives constructing. Professors of Occupational Therapy in Federal University of Minas Gerais, through the discipline of Clinic Practice in Occupational Therapy II, developed, in last three semesters, in partnership with a community center of Belo Horizonte and UFMG Educativa Radio, a therapeutic workshop with patients. This paper objective is to describe the workshop’s experience. The first idea was that the patients got their own voice. When suspended, intentionally, the technic and the clinic, was possible to notice that the potential to assume their own history of life is inherent to them all and, maybe, we are just temporary in this process.
Subject: Saúde mental
Terapia ocupacional
Reforma psiquiátrica
Serviços de saúde mental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5007/cbsm.v8i18.69243
URI: http://hdl.handle.net/1843/61940
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69243
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos brasileiros de saúde mental
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.