Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62336
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diálogos entre a linguística, a educação e a antropologia na produção de materiais de alfabetização na língua sanöma
Título(s) alternativo(s): Dialogues between linguistics, education and anthropology in the production of literacy materials in the Sanöma language
Autor(es): Luiz Amaral
Ana Maria Rabelo Gomes
Joana Autuori
Moreno Martins Saraiva
Resumo: A preparação de materiais de alfabetização em línguas indígenas é um processo complexo que requer a sobreposição de conhecimentos linguísticos, antropológicos e educacionais. Este trabalho reporta uma colaboração entre linguistas e antropólogos durante a elaboração de um livro para as primeiras etapas de alfabetização em língua sanöma (yanomami). Nele discutimos como conceitos linguístico-cognitivos podem dialogar com a pesquisa etnográfica para orientar abordagens pedagógicas coerentes com os contextos de uso da língua e ao mesmo tempo gerar um mecanismo de acompanhamento científico da inserção da escrita em comunidades indígenas.
Abstract: The preparation of literacy materials in indigenous languages is a complex process that requires the combination of linguistic, anthropological and educational concepts. This paper reports a collaboration between linguists and anthropologists during the preparation of an early literacy book in the Sanöma language (Yanomami). We discuss how ideas from cognitive linguistics can dialogue with ethnographic research to craft pedagogical approaches that are in sync with the current uses of the language and to establish, at the same time, a mechanism to scientifically describe the insertion of written language in indigenous communities.
Assunto: Alfabetização
Letramento
Escrita
Antropologia cultural
Índios Yanomami
Indigenas da América do Sul - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62336
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/10423
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Linguística
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.