Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62442
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Flávio Bambirra Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2015101359463631 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Juliane Venturelli Silva Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vinícius Diniz Mayrink | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dalton Francisco de Andrade | pt_BR |
dc.creator | Samuel de Souza Barbosa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7423848539417847 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T23:48:14Z | - |
dc.date.available | 2024-01-03T23:48:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62442 | - |
dc.description.abstract | This work proposes a hierarchical multilevel model for inferring proficiency in a discipline and its areas based on Item Response Theory. The model allows for the inclusion of school-level covariates and the clustering of students, which are important factors in the study of educational assessments. The model is applied to the data from the Basic Education Assessment System (Saeb) 2019, and the results are analyzed in comparison to the unidimensional three-parameter logistic model used by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe um modelo hierárquico multinível para inferência de habilidades e sub-habilidades a partir da Teoria da Resposta ao Item. O modelo permite a inclusão de covaríaveis no nível da escola e o agrupamento de alunos, fatores importantes no estudo das avaliações educacionais. O modelo é aplicado aos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2019 e os resultados analisados frente ao modelo logístico unidimensional de três parâmetros utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estatística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Teoria da resposta ao item | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | SAEB | pt_BR |
dc.subject.other | Estatística – Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Teoria da resposta do item – Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação Educacional – Teses | pt_BR |
dc.title | Modelo bayesiano de Teoria da Resposta ao Item com estrutura hierárquica e multinível para os traços latentes aplicado aos dados do SAEB | pt_BR |
dc.title.alternative | Hierarchical and multilevel bayesian Item Response Theory model with an application to SAEB data | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_samuel_barbosa_pdfa.pdf | 13.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License