Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62450
Tipo: Artigo de Evento
Título: A interface educação especial com a educação escolar de indígenas surdos: apontamentos das pesquisas brasileiras
Autor(es): Ana Carolina Machado Ferrari
Monica Maria Farid Rahme
Francisco Ângelo Coutinho
Resumen: O objetivo desse trabalho é apresentar o que se tem pesquisado sobre o processo inclusivo de pessoas indígenas surdas analisando a interface entre a educação especial e a indígena. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa etnográfica em andamento, que busca examinar como as crianças Xakriabá com deficiência participam das construções e circulações dos saberes indígenas, considerando-se as diversas possibilidades de mediações humanas e não humanas. A partir de teses e dissertações disponíveis no banco da CAPES que estivessem relacionadas a interface educação especial com educação indígena identificou-se 17 (dezessete) pesquisas que fazem a interface entre educação especial e educação indígena, entre os anos de 2005 e 2015. Destas, 07 (sete) discorrem sobre os indígenas surdos e 06 (seis) apresentam dados que relacionam a interface da educação especial com a educação indígena, abordando a utilização de línguas de sinais (Libras e emergentes) e as contribuições linguísticas e culturais à cultura indígena. As pesquisas apontam para um distanciamento entre a interface entre a educação especial e a indígena bem como a presença de dilemas similares aos encontrados no processo inclusivo dos centros urbanos nos territórios indígenas.
Asunto: Educação especial
Educação inclusiva
Indigenas - educação
Escolas indígenas
Deficientes auditivos
Surdos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62450
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/a-interface-educacao-especial-com-a-educacao-escolar-de-indigenas-surdos-apontam?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A interface educação especial com a educação escolar de indígenas surdos_ apontamentos das pesquisas brasileiras.pdf196.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.