Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/62450
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A interface educação especial com a educação escolar de indígenas surdos: apontamentos das pesquisas brasileiras |
Autor(es): | Ana Carolina Machado Ferrari Monica Maria Farid Rahme Francisco Ângelo Coutinho |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é apresentar o que se tem pesquisado sobre o processo inclusivo de pessoas indígenas surdas analisando a interface entre a educação especial e a indígena. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa etnográfica em andamento, que busca examinar como as crianças Xakriabá com deficiência participam das construções e circulações dos saberes indígenas, considerando-se as diversas possibilidades de mediações humanas e não humanas. A partir de teses e dissertações disponíveis no banco da CAPES que estivessem relacionadas a interface educação especial com educação indígena identificou-se 17 (dezessete) pesquisas que fazem a interface entre educação especial e educação indígena, entre os anos de 2005 e 2015. Destas, 07 (sete) discorrem sobre os indígenas surdos e 06 (seis) apresentam dados que relacionam a interface da educação especial com a educação indígena, abordando a utilização de línguas de sinais (Libras e emergentes) e as contribuições linguísticas e culturais à cultura indígena. As pesquisas apontam para um distanciamento entre a interface entre a educação especial e a indígena bem como a presença de dilemas similares aos encontrados no processo inclusivo dos centros urbanos nos territórios indígenas. |
Assunto: | Educação especial Educação inclusiva Indigenas - educação Escolas indígenas Deficientes auditivos Surdos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62450 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/a-interface-educacao-especial-com-a-educacao-escolar-de-indigenas-surdos-apontam?lang=pt-br |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A interface educação especial com a educação escolar de indígenas surdos_ apontamentos das pesquisas brasileiras.pdf | 196.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.