Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62450
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Carolina Machado Ferrari | pt_BR |
dc.creator | Monica Maria Farid Rahme | pt_BR |
dc.creator | Francisco Ângelo Coutinho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-04T16:51:29Z | - |
dc.date.available | 2024-01-04T16:51:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62450 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é apresentar o que se tem pesquisado sobre o processo inclusivo de pessoas indígenas surdas analisando a interface entre a educação especial e a indígena. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa etnográfica em andamento, que busca examinar como as crianças Xakriabá com deficiência participam das construções e circulações dos saberes indígenas, considerando-se as diversas possibilidades de mediações humanas e não humanas. A partir de teses e dissertações disponíveis no banco da CAPES que estivessem relacionadas a interface educação especial com educação indígena identificou-se 17 (dezessete) pesquisas que fazem a interface entre educação especial e educação indígena, entre os anos de 2005 e 2015. Destas, 07 (sete) discorrem sobre os indígenas surdos e 06 (seis) apresentam dados que relacionam a interface da educação especial com a educação indígena, abordando a utilização de línguas de sinais (Libras e emergentes) e as contribuições linguísticas e culturais à cultura indígena. As pesquisas apontam para um distanciamento entre a interface entre a educação especial e a indígena bem como a presença de dilemas similares aos encontrados no processo inclusivo dos centros urbanos nos territórios indígenas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Indígena surdo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Indigenas - educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas indígenas | pt_BR |
dc.subject.other | Deficientes auditivos | pt_BR |
dc.subject.other | Surdos | pt_BR |
dc.title | A interface educação especial com a educação escolar de indígenas surdos: apontamentos das pesquisas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/a-interface-educacao-especial-com-a-educacao-escolar-de-indigenas-surdos-apontam?lang=pt-br | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2123-2989 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4519-2870 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A interface educação especial com a educação escolar de indígenas surdos_ apontamentos das pesquisas brasileiras.pdf | 196.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.