Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62450
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Carolina Machado Ferraript_BR
dc.creatorMonica Maria Farid Rahmept_BR
dc.creatorFrancisco Ângelo Coutinhopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-04T16:51:29Z-
dc.date.available2024-01-04T16:51:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62450-
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é apresentar o que se tem pesquisado sobre o processo inclusivo de pessoas indígenas surdas analisando a interface entre a educação especial e a indígena. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa etnográfica em andamento, que busca examinar como as crianças Xakriabá com deficiência participam das construções e circulações dos saberes indígenas, considerando-se as diversas possibilidades de mediações humanas e não humanas. A partir de teses e dissertações disponíveis no banco da CAPES que estivessem relacionadas a interface educação especial com educação indígena identificou-se 17 (dezessete) pesquisas que fazem a interface entre educação especial e educação indígena, entre os anos de 2005 e 2015. Destas, 07 (sete) discorrem sobre os indígenas surdos e 06 (seis) apresentam dados que relacionam a interface da educação especial com a educação indígena, abordando a utilização de línguas de sinais (Libras e emergentes) e as contribuições linguísticas e culturais à cultura indígena. As pesquisas apontam para um distanciamento entre a interface entre a educação especial e a indígena bem como a presença de dilemas similares aos encontrados no processo inclusivo dos centros urbanos nos territórios indígenas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectIndígena surdopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherIndigenas - educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas indígenaspt_BR
dc.subject.otherDeficientes auditivospt_BR
dc.subject.otherSurdospt_BR
dc.titleA interface educação especial com a educação escolar de indígenas surdos: apontamentos das pesquisas brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/a-interface-educacao-especial-com-a-educacao-escolar-de-indigenas-surdos-apontam?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2123-2989pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4519-2870pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.