Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62455
Tipo: Artigo de Evento
Título: Notas em processo: sobre tornar-se professora na educação especial
Autor(es): Deborah Stephanie de Oliveira Henriques
Mônica Maria Farid Rahme
Resumen: Qual é a nossa visão sobre a deficiência e como isso afeta a docência? Como nos "formamos" professoras(es) em educação especial? Quais os atravessamentos dessa prática docente? O que nossas experiências têm a nos dizer? No presente trabalho buscaremos apresentar por meio de um relato de experiência sobre a trajetória da autora como professora (em formação) na educação especial, algumas notas reflexivas sobre temas como estigma e deficiência; cuidado e educação; como se constrói o saber docente; e como o encontro com as nossas diferenças podem abrir outros caminhos para práticas artísticas. Para isso, articulamos as experiências vividas às contribuições teóricas das áreas da educação, sociologia e estudos da deficiência. Como os estudos de Goffman (1988) sobre estigma e os contatos mistos; do modelo social da deficiência (DINIZ, 2007); e de pesquisadores da sociologia da educação (MEIRIEU, 2006; CHARLOT, 2013; TARDIF, 2014) e das artes (MUNIZ, 2015; VIANA, 2015). Buscaremos discutir sobre a formação e prática docente, alguns de seus impasses e desafios. Dimensões da docência que, por vezes, não são abordadas em espaços formativos, mas que permeiam o constante processo de mobilizar e integrar saberes durante o fazer educacional.
Asunto: Ensino
Educação especial
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Arte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62455
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/notas-em-processo-sobre-tornar-se-professora-na-educacao-especial?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Notas em processo_ sobre tornar-se professora na educação especial.pdf221.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.