Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/62455
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Notas em processo: sobre tornar-se professora na educação especial |
Autor(es): | Deborah Stephanie de Oliveira Henriques Mônica Maria Farid Rahme |
Resumo: | Qual é a nossa visão sobre a deficiência e como isso afeta a docência? Como nos "formamos" professoras(es) em educação especial? Quais os atravessamentos dessa prática docente? O que nossas experiências têm a nos dizer? No presente trabalho buscaremos apresentar por meio de um relato de experiência sobre a trajetória da autora como professora (em formação) na educação especial, algumas notas reflexivas sobre temas como estigma e deficiência; cuidado e educação; como se constrói o saber docente; e como o encontro com as nossas diferenças podem abrir outros caminhos para práticas artísticas. Para isso, articulamos as experiências vividas às contribuições teóricas das áreas da educação, sociologia e estudos da deficiência. Como os estudos de Goffman (1988) sobre estigma e os contatos mistos; do modelo social da deficiência (DINIZ, 2007); e de pesquisadores da sociologia da educação (MEIRIEU, 2006; CHARLOT, 2013; TARDIF, 2014) e das artes (MUNIZ, 2015; VIANA, 2015). Buscaremos discutir sobre a formação e prática docente, alguns de seus impasses e desafios. Dimensões da docência que, por vezes, não são abordadas em espaços formativos, mas que permeiam o constante processo de mobilizar e integrar saberes durante o fazer educacional. |
Assunto: | Ensino Educação especial Educação inclusiva Pessoas com deficiência Arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62455 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/notas-em-processo-sobre-tornar-se-professora-na-educacao-especial?lang=pt-br |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Notas em processo_ sobre tornar-se professora na educação especial.pdf | 221.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.