Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDeborah Stephanie de Oliveira Henriquespt_BR
dc.creatorMônica Maria Farid Rahmept_BR
dc.date.accessioned2024-01-04T16:55:31Z-
dc.date.available2024-01-04T16:55:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62455-
dc.description.resumoQual é a nossa visão sobre a deficiência e como isso afeta a docência? Como nos "formamos" professoras(es) em educação especial? Quais os atravessamentos dessa prática docente? O que nossas experiências têm a nos dizer? No presente trabalho buscaremos apresentar por meio de um relato de experiência sobre a trajetória da autora como professora (em formação) na educação especial, algumas notas reflexivas sobre temas como estigma e deficiência; cuidado e educação; como se constrói o saber docente; e como o encontro com as nossas diferenças podem abrir outros caminhos para práticas artísticas. Para isso, articulamos as experiências vividas às contribuições teóricas das áreas da educação, sociologia e estudos da deficiência. Como os estudos de Goffman (1988) sobre estigma e os contatos mistos; do modelo social da deficiência (DINIZ, 2007); e de pesquisadores da sociologia da educação (MEIRIEU, 2006; CHARLOT, 2013; TARDIF, 2014) e das artes (MUNIZ, 2015; VIANA, 2015). Buscaremos discutir sobre a formação e prática docente, alguns de seus impasses e desafios. Dimensões da docência que, por vezes, não são abordadas em espaços formativos, mas que permeiam o constante processo de mobilizar e integrar saberes durante o fazer educacional.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectPráticas artísticaspt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.titleNotas em processo: sobre tornar-se professora na educação especialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/notas-em-processo-sobre-tornar-se-professora-na-educacao-especial?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2123-2989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Notas em processo_ sobre tornar-se professora na educação especial.pdf221.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.