Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62455
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Deborah Stephanie de Oliveira Henriques | pt_BR |
dc.creator | Mônica Maria Farid Rahme | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-04T16:55:31Z | - |
dc.date.available | 2024-01-04T16:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62455 | - |
dc.description.resumo | Qual é a nossa visão sobre a deficiência e como isso afeta a docência? Como nos "formamos" professoras(es) em educação especial? Quais os atravessamentos dessa prática docente? O que nossas experiências têm a nos dizer? No presente trabalho buscaremos apresentar por meio de um relato de experiência sobre a trajetória da autora como professora (em formação) na educação especial, algumas notas reflexivas sobre temas como estigma e deficiência; cuidado e educação; como se constrói o saber docente; e como o encontro com as nossas diferenças podem abrir outros caminhos para práticas artísticas. Para isso, articulamos as experiências vividas às contribuições teóricas das áreas da educação, sociologia e estudos da deficiência. Como os estudos de Goffman (1988) sobre estigma e os contatos mistos; do modelo social da deficiência (DINIZ, 2007); e de pesquisadores da sociologia da educação (MEIRIEU, 2006; CHARLOT, 2013; TARDIF, 2014) e das artes (MUNIZ, 2015; VIANA, 2015). Buscaremos discutir sobre a formação e prática docente, alguns de seus impasses e desafios. Dimensões da docência que, por vezes, não são abordadas em espaços formativos, mas que permeiam o constante processo de mobilizar e integrar saberes durante o fazer educacional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Práticas artísticas | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.other | Arte | pt_BR |
dc.title | Notas em processo: sobre tornar-se professora na educação especial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/notas-em-processo-sobre-tornar-se-professora-na-educacao-especial?lang=pt-br | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2123-2989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Notas em processo_ sobre tornar-se professora na educação especial.pdf | 221.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.