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http://hdl.handle.net/1843/62464
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Sobre educação, política e singularidade |
Título(s) alternativo(s): | About education, politics and singularity |
Autor(es): | Mônica Maria Farid Rahme Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira Libéria Neves |
Resumo: | O artigo discute, em um primeiro momento, questões relativas à configuração da política de Educação Especial no Brasil a partir dos anos 2000, destacando elementos que marcaram o processo de institucionalização da inclusão dos alunos, público alvo da educação especial na escola comum, bem como seus desafios atuais. Tendo como referência essas problematizações, busca-se, em um segundo momento, contextualizar os trabalhos que compõem esta Seção Temática. Partindo de abordagens teórico-metodológicas distintas, esses textos conservam em comum uma preocupação ética com os desdobramentos da Educação Especial para a sociedade e com a efetivação do princípio constitucional da educação como um direito de todos. |
Abstract: | The article discusses, at first, questions related to the configuration of the Special Education policy in Brazil from the 2000s, highlighting elements that marked the process of institutionalization of the inclusion of students, the target audience of special education in the common school, as well as challenges. With these problematizations as reference, it is sought, secondly, to contextualize the works that make up this Thematic Section. Based on different theoretical and methodological approaches, these texts share an ethical concern with the development of Special Education for society and with the implementation of the constitutional principle of education as a right of all. |
Assunto: | Educação especial - politica governamental Educação inclusiva Psicanálise Direito constitucional Inclusão em educação Democracia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/2175-623690185 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62464 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/edreal/a/J6XXWCMhXXpZSzFxQ383LYh/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação & realidade |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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