Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62464
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sobre educação, política e singularidade
Título(s) alternativo(s): About education, politics and singularity
Autor(es): Mônica Maria Farid Rahme
Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira
Libéria Neves
Resumo: O artigo discute, em um primeiro momento, questões relativas à configuração da política de Educação Especial no Brasil a partir dos anos 2000, destacando elementos que marcaram o processo de institucionalização da inclusão dos alunos, público alvo da educação especial na escola comum, bem como seus desafios atuais. Tendo como referência essas problematizações, busca-se, em um segundo momento, contextualizar os trabalhos que compõem esta Seção Temática. Partindo de abordagens teórico-metodológicas distintas, esses textos conservam em comum uma preocupação ética com os desdobramentos da Educação Especial para a sociedade e com a efetivação do princípio constitucional da educação como um direito de todos.
Abstract: The article discusses, at first, questions related to the configuration of the Special Education policy in Brazil from the 2000s, highlighting elements that marked the process of institutionalization of the inclusion of students, the target audience of special education in the common school, as well as challenges. With these problematizations as reference, it is sought, secondly, to contextualize the works that make up this Thematic Section. Based on different theoretical and methodological approaches, these texts share an ethical concern with the development of Special Education for society and with the implementation of the constitutional principle of education as a right of all.
Assunto: Educação especial - politica governamental
Educação inclusiva
Psicanálise
Direito constitucional
Inclusão em educação
Democracia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623690185
URI: http://hdl.handle.net/1843/62464
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/edreal/a/J6XXWCMhXXpZSzFxQ383LYh/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & realidade
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sobre educação, política e singularidade.pdf214.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.