Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62464
Type: Artigo de Periódico
Title: Sobre educação, política e singularidade
Other Titles: About education, politics and singularity
Authors: Mônica Maria Farid Rahme
Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira
Libéria Neves
Abstract: O artigo discute, em um primeiro momento, questões relativas à configuração da política de Educação Especial no Brasil a partir dos anos 2000, destacando elementos que marcaram o processo de institucionalização da inclusão dos alunos, público alvo da educação especial na escola comum, bem como seus desafios atuais. Tendo como referência essas problematizações, busca-se, em um segundo momento, contextualizar os trabalhos que compõem esta Seção Temática. Partindo de abordagens teórico-metodológicas distintas, esses textos conservam em comum uma preocupação ética com os desdobramentos da Educação Especial para a sociedade e com a efetivação do princípio constitucional da educação como um direito de todos.
Abstract: The article discusses, at first, questions related to the configuration of the Special Education policy in Brazil from the 2000s, highlighting elements that marked the process of institutionalization of the inclusion of students, the target audience of special education in the common school, as well as challenges. With these problematizations as reference, it is sought, secondly, to contextualize the works that make up this Thematic Section. Based on different theoretical and methodological approaches, these texts share an ethical concern with the development of Special Education for society and with the implementation of the constitutional principle of education as a right of all.
Subject: Educação especial - politica governamental
Educação inclusiva
Psicanálise
Direito constitucional
Inclusão em educação
Democracia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/2175-623690185
URI: http://hdl.handle.net/1843/62464
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/edreal/a/J6XXWCMhXXpZSzFxQ383LYh/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & realidade
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sobre educação, política e singularidade.pdf214.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.