Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62469
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A mediação escolar baseada no encontro com o aluno com TEA: contribuições psicanalíticas |
Authors: | Nathalia Lopes Machado Mônica Maria Farid Rahme |
Abstract: | O presente trabalho integra uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo investigar a prática do mediador escolar a partir do encontro com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dispondo, para isso, da teoria psicanalítica como base teórica. A figura do mediador adentrou o espaço escolar a partir da emergência dos princípios inclusivos, os quais demandaram da escola transformações em suas práticas a fim de acolher todos os alunos. Desse modo, tal profissional configura-se enquanto um suporte para as atividades escolares, visando a efetivação do processo de inclusão. Pretende-se pesquisar, através de entrevistas semiestruturadas com os mediadores que atuam em escolas públicas e privadas, se há especificidades no trabalho da mediação quando se trata de alunos com TEA. Mediante o levantamento bibliográfico, pôde-se notar indefinições acerca do dispositivo da mediação, além disso verifica-se uma escassez de produções que tratam da relação entre a atuação do mediador e a escolarização de alunos com TEA. Diante disso, a investigação proposta pela presente pesquisa possui relevância, especialmente por contribuir com o processo de inclusão dos estudantes autistas. |
Subject: | Transtorno do Espectro Autista Estudantes Educação inclusiva |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62469 |
Issue Date: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5237 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A mediação escolar baseada no encontro com o aluno com TEA_ contribuições psicanalíticas.pdf | 281.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.