Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62469
Type: Artigo de Evento
Title: A mediação escolar baseada no encontro com o aluno com TEA: contribuições psicanalíticas
Authors: Nathalia Lopes Machado
Mônica Maria Farid Rahme
Abstract: O presente trabalho integra uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo investigar a prática do mediador escolar a partir do encontro com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dispondo, para isso, da teoria psicanalítica como base teórica. A figura do mediador adentrou o espaço escolar a partir da emergência dos princípios inclusivos, os quais demandaram da escola transformações em suas práticas a fim de acolher todos os alunos. Desse modo, tal profissional configura-se enquanto um suporte para as atividades escolares, visando a efetivação do processo de inclusão. Pretende-se pesquisar, através de entrevistas semiestruturadas com os mediadores que atuam em escolas públicas e privadas, se há especificidades no trabalho da mediação quando se trata de alunos com TEA. Mediante o levantamento bibliográfico, pôde-se notar indefinições acerca do dispositivo da mediação, além disso verifica-se uma escassez de produções que tratam da relação entre a atuação do mediador e a escolarização de alunos com TEA. Diante disso, a investigação proposta pela presente pesquisa possui relevância, especialmente por contribuir com o processo de inclusão dos estudantes autistas.
Subject: Transtorno do Espectro Autista
Estudantes
Educação inclusiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62469
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5237
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.