Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/62479
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conquistas, desafios e impasses da educação das pessoas com deficiência no Brasil: uma breve apresentação |
Título(s) alternativo(s): | Achievements, challenges and impasses in the education of people with disabilities in Brazil: a brief presentation |
Autor(es): | Mônica Maria Farid Rahme Carla Karnoppi Vasques |
Resumo: | Este texto tem como objetivo discutir elementos relacionados à educação das pessoas com deficiência no Brasil, destacando dados históricos, sociais e políticos que foram significativos para que a educação dessa população se tornasse uma política pública, ainda que atravessada por inúmeros desafios e contradições. Nesse sentido, entrelaçar educação, deficiência e compromisso social, como proposto neste dossiê, é uma forma de sublinhar que a educação das pessoas com deficiência demanda uma implicação contínua dos atores políticos e da sociedade brasileira, para que não haja retrocesso e se possa avançar, em âmbito nacional, a partir do que foi conquistado ao longo de décadas. Os artigos que compõem o dossiê são apresentados, enfatizando-se sua vinculação com o eixo temático indicado. |
Abstract: | This text aims to discuss aspects related to the education of people with disability in Brazil. It highlights historical, social, and political data that were significant for the education of this population to become a public policy, despite the numerous challenges and contradictions faced. Hence, intertwining education, disability, and social commitment, as proposed in this dossier, is a way of underlining that the education of people with disability demands a continuous involvement of political actors and Brazilian society so as to not have any setbacks but advances nationally, in regards to what has been achieved over the decades. The articles that assemble the dossier are presented, emphasizing their connection with the indicated theme. |
Assunto: | Educação Deficientes Política pública Educação e Estado |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022293-309 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62479 |
Data do documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/18582 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Poiésis |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conquistas, desafios e impasses da educação das pessoas com deficiência no Brasil_ uma breve apresentação.pdf | 260.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.