Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62482
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica |
Other Titles: | Student perceptions about tradicional and problem-based approaches in pathological anatomy |
Authors: | Fernanda Aranha Marques Marcelo Antônio Pascoal Xavier |
Abstract: | Introdução: O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica. Objetivo: Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.Método: As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert. Resultado: Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula.Conclusão: Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia. |
Subject: | Estudos de Avaliação como Assunto Universidades Educação de Graduação em Medicina Educação Médica Patologia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.1590/1981-5271 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62482 |
Issue Date: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210422 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Educação Médica |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em pdfa.pdf | 231.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.