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Type: Monografia (especialização)
Title: A visibilidade do preconceito contra o corpo de crianças autistas e seus impactos no ensino de linguagem.
Authors: Andreia Borges de Godói Drska
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Janio Carlos Soares de Souza
Second Referee: Cristiane Dias Gonçalves Paula
Abstract: Este trabalho reflete sobre a divulgação, no contexto digital, de fake news relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, busca-se compreender, a partir da análise do discurso empregado, qual o impacto dessa (des)informação para a comunidade autista, sua contribuição na solidificação de preconceitos e, consequentemente, como essa desinformação favorece o processo de marginalização dos sujeitos diagnosticados no espectro. O foco para esta reflexão será a categoria representação e da análise discursiva de texto (Adam, 2011) e do contexto (Van Dijk, 2012). Inicialmente, apresenta-se uma análise sobre como o enunciador constrói a imagem de mídia independente e em seguida como utiliza de referências externas para suportar as teses que pretende defender ao abordar a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto partimos da seleção de textos divulgados, no contexto digital, em especial no blog Comunidade Evolutiva. Busca-se compreender, a partir da análise do plano de texto e do contexto, qual o impacto dessa (des)informação para a comunidade autista, sua contribuição na solidificação de preconceitos e, consequentemente, como essa desinformação favorece o processo de marginalização dos sujeitos diagnosticados no espectro. Em primeira instância, foram observados os posicionamentos e conteúdos divulgados em sites voltados para a inclusão e educação sobre o transtorno. Em seguida, passou-se para uma breve análise de uma seleção de fake news, divulgadas no site Coletividade Evolutiva, que abordavam o autismo, bem como se ampliou o debate para além das fakes. Os resultados sugerem que há uma constância em se utilizar o autismo como um recurso de medo, a fim de propagar o movimento anti-vacina, o que favorece o fortalecimento do preconceito que retrata o transtorno como um mal a ser evitado e combatido.
Abstract: This work reflects on the dissemination, in the digital context, of fake news related to Autism Spectrum Disorder (ASD). Furthermore, we seek to understand, based on the analysis of the discourse used, the impact of this (mis)information on the autistic community, its contribution to the solidification of prejudices and, consequently, how this misinformation favors the process of marginalization of diagnosed subjects. in the spectrum. The focus for this reflection will be the category of representation and discursive analysis of text (Adam, 2011) and context (Van Dijk, 2012). Initially, an analysis is presented on how the enunciator constructs the image of independent media and then how he uses external references to support the theses he intends to defend when approaching the topic of Autism Spectrum Disorder (ASD). To do so, we started with the selection of texts published, in the digital context, especially on the Comunidade Evolutiva blog. The aim is to understand, based on the analysis of the text and context, the impact of this (mis)information on the autistic community, its contribution to the solidification of prejudices and, consequently, how this misinformation favors the process of marginalization of subjects. diagnosed on the spectrum. In the first instance, the positions and content published on websites aimed at inclusion and education about the disorder were observed. Then, there was a brief analysis of a selection of fake news, published on the Coletividade Evolutiva website, which addressed autism, as well as expanding the debate beyond fakes. The results suggest that there is a constant use of autism as a resource of fear, in order to propagate the anti-vaccine movement, which favors the strengthening of prejudice that portrays the disorder as an evil to be avoided and fought
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62808
Issue Date: 13-Oct-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

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