Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62854
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Lean Service como estratégia de análise para redução dos custos e das perdas no processo de coleta de resíduos domiciliares de Belo Horizonte
Autor(es): Adriana Gonçalves de Resende Freitas
Ricardo Marques Braga
Noel Torres Júnior
Poueri do Carmo Mario
Resumen: A busca sistemática de esforços para melhorar as operações das empresas, tem despertado tanto nos pesquisadores quanto nos profissionais, o crescente interesse em estudar o “Lean” além dos contextos da manufatura. O objetivo desse artigo é analisar o processo de coleta de resíduos domiciliares do município de Belo Horizonte realizado pela Superintendência de Limpeza Urbana e identificar perdas existentes que impactam nos custos desta atividade. Inicialmente procurou-se delinear os conceitos de produtividade, estratégias de operações em serviços, filosofia “Lean” nos serviços, identificação das perdas nos processos e o contato com o cliente. Em seguida é abordado o processo de coleta de resíduo domiciliar em áreas urbanizadas de Belo Horizonte, identificando assim, as perdas “Lean" existentes. O artigo busca contribuir para a aplicação dos conceitos “Lean" na gestão dos serviços, preocupando- se com a importância que esta gestão representa e contribui para a busca da qualidade e produtividade na gestão de operações e serviços. Ao final do artigo são apresentados os resultados e impactos ocasionados pela análise das perdas e dos custos da coleta de resíduos, concluindo e atestando que o objetivo proposto foi alcançado.
Asunto: Lixo
Controle de custo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62854
Fecha del documento: nov-2018
metadata.dc.url.externa: https://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/2104.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: SEMEAD - Seminários em Administração
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O LEAN SERVICE COMO ESTRATÉGIA DE ANÁLISE PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS.pdf413.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.