Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62854
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dc.creatorAdriana Gonçalves de Resende Freitaspt_BR
dc.creatorRicardo Marques Bragapt_BR
dc.creatorNoel Torres Júniorpt_BR
dc.creatorPoueri do Carmo Mariopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-16T13:11:36Z-
dc.date.available2024-01-16T13:11:36Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.issn2177-3866pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62854-
dc.description.resumoA busca sistemática de esforços para melhorar as operações das empresas, tem despertado tanto nos pesquisadores quanto nos profissionais, o crescente interesse em estudar o “Lean” além dos contextos da manufatura. O objetivo desse artigo é analisar o processo de coleta de resíduos domiciliares do município de Belo Horizonte realizado pela Superintendência de Limpeza Urbana e identificar perdas existentes que impactam nos custos desta atividade. Inicialmente procurou-se delinear os conceitos de produtividade, estratégias de operações em serviços, filosofia “Lean” nos serviços, identificação das perdas nos processos e o contato com o cliente. Em seguida é abordado o processo de coleta de resíduo domiciliar em áreas urbanizadas de Belo Horizonte, identificando assim, as perdas “Lean" existentes. O artigo busca contribuir para a aplicação dos conceitos “Lean" na gestão dos serviços, preocupando- se com a importância que esta gestão representa e contribui para a busca da qualidade e produtividade na gestão de operações e serviços. Ao final do artigo são apresentados os resultados e impactos ocasionados pela análise das perdas e dos custos da coleta de resíduos, concluindo e atestando que o objetivo proposto foi alcançado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSEMEAD - Seminários em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLean servicept_BR
dc.subjectRedução de custospt_BR
dc.subjectRedução de perdapt_BR
dc.subject.otherLixopt_BR
dc.subject.otherControle de custopt_BR
dc.titleO Lean Service como estratégia de análise para redução dos custos e das perdas no processo de coleta de resíduos domiciliares de Belo Horizontept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/2104.pdfpt_BR
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O LEAN SERVICE COMO ESTRATÉGIA DE ANÁLISE PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS.pdf413.49 kBAdobe PDFView/Open


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