Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62930
Type: Artigo de Periódico
Title: Concepções de ensino de matemática e estratégias docentes: uma reflexão a partir do discurso de estudantes da EJA
Other Titles: Mathematics teaching conceptions and teaching strategies: a reflection based on Youthand Adult Education students’ discourse
Authors: Cibelle Lana Fórneas Lima
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Abstract: Neste artigo, analisamos práticas discursivas de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) em interações de sala de aula de matemática, para subsidiar nossa reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de matemática e sobre as relações pedagógicas que os conformam e viabilizam. Focalizamos as posições discursivas, assumidas por estudantes e docentes da EJA, em relação a concepções de matemática e de seu ensino na escola e às estratégias pedagógicas adotadas nesse ensino. Modificações no ensino da Matemática, sentidas e narradas por esses estudantes da EJA nos mostram a constituição da docência e sua transformação a partir das relações pedagógicas estabelecidas dentro do ambiente escolar. Nossa análise aponta para a complexidade das emoções, dos conhecimentos, dos julgamentos ou dos prognósticos envolvidos nos acontecimentos da sala de aula, que parametrizam a ação docente e instituem tais estudantes e docentes como sujeitos de aprendizagem, nas práticas escolares e nos modos como essas práticas vão sendo constituídas, desencadeadas ou reprimidas, e narradas por esses sujeitos.
Abstract: In this paper, we analyze discursive practices of Youth and Adult Education (EJA) students, in mathematics classroom interactions, to subsidize our reflection on the teaching and learning of mathematics and on the pedagogical relations that shape and make them viable. We focus on the discursive positions taken by students and teachers of EJA in relation to conceptions of mathematics and its teaching in school and to the pedagogical strategies adopted in this teaching. Modifications in Mathematics teaching felt and narrated by these students of EJA show us the constitution of teaching and its transformation through the pedagogical relationships established within the school environment. Our analysis points to the complexity of the emotions, knowledge, judgments or prognostics involved in the classroom events, which parameterize the teaching activity and institutes such students and teachers as learning subjects, in school practices and in the ways in which these practices are being constituted, unleashed or repressed, and narrated by these subjects.
Subject: Educação de adultos
Matematica - estudo e ensino
Educação - metodos de ensino
Análise do discurso
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.36397/emteia.v9i2.237687
URI: http://hdl.handle.net/1843/62930
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/237687
metadata.dc.relation.ispartof: Revista EM TEIA
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.