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http://hdl.handle.net/1843/62931
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Cenários da educação de mulheres jovens e adultas em situação de privação de liberdade no contexto brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | Scenarios of education of young and adult women in a situation of deprivation of liberty in the Brazilian context |
Autor(es): | Maria Celeste Reis Fernandes de Souza Eunice Maria Nazarethe Nonato Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca |
Resumo: | Neste artigo, discutimos a oferta de Educação escolar para mulheres aprisionadas, buscando identificar, nessa oferta, reflexos das singularidades da condição feminina e desigualdades de gênero historicamente constituídas. O corpus documental analisado é composto por Planos Estaduais de Educação nas Prisões dos 26 estados da Federação, disponíveis no sítio eletrônico do Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A análise dos dados, trazidos por tais planos, dialoga com reflexões e empiria de outros estudos sobre Educação e gênero no sistema prisional do Brasil. Os resultados indicam avanços no campo legal, mas apontam um longo caminho a percorrer para a garantia do direito à Educação escolar na prisão, em especial, para as mulheres: nos diferentes locais e tipos de aprisionamento, é preciso desenvolver processos educativos que as tornem visíveis e que considerem as tramas nas quais as desigualdades de gênero se entrelaçam. |
Abstract: | In this paper, we discuss the offer of school education for imprisoned women, seeking to identify, in this offer, reflections of the singularities of the female condition and historically constituted gender inequalities. The State Prison Education Plans of the 26 Brazilian states, available on the website of the Penitentiary Department of the Ministry of Justice and Public Security, were analyzed. The analysis of the data brought by that such plans dialogue with reflections and empirical material from other studies on education and gender in the Brazilian prison system. Results indicate advances in the legal field, but point out a long way to go to guaranteeing the right to school education in prison, especially for women: in the different places and types of imprisonment, it is necessary to develop educational processes that do not make women invisible and consider the plots in which gender inequalities intertwine. |
Assunto: | Relações de gênero Educação Prisões - educação Educação de adultos Prisioneiras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801758 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62931 |
Data do documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/ensaio/a/fYHHJGBXxnPDQGqCSfPDCDz/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Ensaio |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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