Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62931
Type: Artigo de Periódico
Title: Cenários da educação de mulheres jovens e adultas em situação de privação de liberdade no contexto brasileiro
Other Titles: Scenarios of education of young and adult women in a situation of deprivation of liberty in the Brazilian context
Authors: Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Eunice Maria Nazarethe Nonato
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Abstract: Neste artigo, discutimos a oferta de Educação escolar para mulheres aprisionadas, buscando identificar, nessa oferta, reflexos das singularidades da condição feminina e desigualdades de gênero historicamente constituídas. O corpus documental analisado é composto por Planos Estaduais de Educação nas Prisões dos 26 estados da Federação, disponíveis no sítio eletrônico do Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A análise dos dados, trazidos por tais planos, dialoga com reflexões e empiria de outros estudos sobre Educação e gênero no sistema prisional do Brasil. Os resultados indicam avanços no campo legal, mas apontam um longo caminho a percorrer para a garantia do direito à Educação escolar na prisão, em especial, para as mulheres: nos diferentes locais e tipos de aprisionamento, é preciso desenvolver processos educativos que as tornem visíveis e que considerem as tramas nas quais as desigualdades de gênero se entrelaçam.
Abstract: In this paper, we discuss the offer of school education for imprisoned women, seeking to identify, in this offer, reflections of the singularities of the female condition and historically constituted gender inequalities. The State Prison Education Plans of the 26 Brazilian states, available on the website of the Penitentiary Department of the Ministry of Justice and Public Security, were analyzed. The analysis of the data brought by that such plans dialogue with reflections and empirical material from other studies on education and gender in the Brazilian prison system. Results indicate advances in the legal field, but point out a long way to go to guaranteeing the right to school education in prison, especially for women: in the different places and types of imprisonment, it is necessary to develop educational processes that do not make women invisible and consider the plots in which gender inequalities intertwine.
Subject: Relações de gênero
Educação
Prisões - educação
Educação de adultos
Prisioneiras
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801758
URI: http://hdl.handle.net/1843/62931
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/fYHHJGBXxnPDQGqCSfPDCDz/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Ensaio
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.