Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/63105
Tipo: Artigo de Evento
Título: Perfil que define um professor exemplar: percepção dos alunos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis do Brasil
Autor(es): Leonardo Barbosa Amaral
Adriana Gonçalves de Resende Freitas
Laura Edith Taboada Pinheiro
Resumen: O objetivo desta pesquisa é identificar quais as características que os alunos dos cursos de mestrado e doutorado, na área de Ciências Contábeis, consideram pertinentes ao professor exemplar. A importância deste estudo é contribuir como ferramenta de feedback para os professores, fornecendo informações sobre a eficácia de seu ensino (Marsh, 1991) e, dessa forma, poder fazer uma reflexão sobre a boa relação professor-aluno-conhecimento, visando o aperfeiçoamento da prática docente. O levantamento dos dados foi operacionalizado por meio de um questionário eletrônico, elaborado a partir de revisões bibliográficas relacionadas ao tema da pesquisa. Utilizou-se um conjunto de fatores que delineiam o professor exemplar. São eles: (i) conhecimento, planejamento e didática; (ii) capacidade tecnológica; (iii) relacionamento com os discentes; (iv) atributos pessoais; (v) capacidade de motivação e seu (vi) nível de exigência. O questionário foi disponibilizado em site na internet e os alunos foram convidados via e-mail. A amostra foi composta por 132 discentes, sendo 18 alunos do curso de Doutorado e 114 alunos do curso de Mestrado, na área de Ciências Contábeis, matriculados em 13 universidades e faculdades brasileiras. Para a análise dos dados, empregou-se a estatística descritiva e a técnica de análise fatorial confirmatória. Os resultados da pesquisa indicam que o perfil de um professor exemplar pode ser definido como aquele profissional docente que exibe características ligadas ao relacionamento com os alunos e, ainda, ao planejamento, conhecimento e didática. Esses achados confirmam o modelo bidimensional proposto por Lowman (2004).
Asunto: Contabilidade
Estudo e ensino (Superior)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63105
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.anpcont.org.br/pdf/2018_EPC438.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.