Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/63105
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Perfil que define um professor exemplar: percepção dos alunos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis do Brasil |
Autor(es): | Leonardo Barbosa Amaral Adriana Gonçalves de Resende Freitas Laura Edith Taboada Pinheiro |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é identificar quais as características que os alunos dos cursos de mestrado e doutorado, na área de Ciências Contábeis, consideram pertinentes ao professor exemplar. A importância deste estudo é contribuir como ferramenta de feedback para os professores, fornecendo informações sobre a eficácia de seu ensino (Marsh, 1991) e, dessa forma, poder fazer uma reflexão sobre a boa relação professor-aluno-conhecimento, visando o aperfeiçoamento da prática docente. O levantamento dos dados foi operacionalizado por meio de um questionário eletrônico, elaborado a partir de revisões bibliográficas relacionadas ao tema da pesquisa. Utilizou-se um conjunto de fatores que delineiam o professor exemplar. São eles: (i) conhecimento, planejamento e didática; (ii) capacidade tecnológica; (iii) relacionamento com os discentes; (iv) atributos pessoais; (v) capacidade de motivação e seu (vi) nível de exigência. O questionário foi disponibilizado em site na internet e os alunos foram convidados via e-mail. A amostra foi composta por 132 discentes, sendo 18 alunos do curso de Doutorado e 114 alunos do curso de Mestrado, na área de Ciências Contábeis, matriculados em 13 universidades e faculdades brasileiras. Para a análise dos dados, empregou-se a estatística descritiva e a técnica de análise fatorial confirmatória. Os resultados da pesquisa indicam que o perfil de um professor exemplar pode ser definido como aquele profissional docente que exibe características ligadas ao relacionamento com os alunos e, ainda, ao planejamento, conhecimento e didática. Esses achados confirmam o modelo bidimensional proposto por Lowman (2004). |
Assunto: | Contabilidade Estudo e ensino (Superior) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63105 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.anpcont.org.br/pdf/2018_EPC438.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Perfil que define um professor exemplar - percepção de alunos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil.pdf | 6.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.